Fábio Dias
09/10/2019
Garça 

Prefeito informa que repasses ao IAPEN estão todos em dia

Nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8 de outubro, o que se ouviu foi que os pagamentos de aposentados e pensionistas.

Nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8 de outubro, o que se ouviu foi que os pagamentos de aposentados e pensionistas do IAPEN (Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Públicos Municipais de Garça) não havia sido creditado. As especulações proliferaram e na manhã de ontem, 8, o prefeito João Carlos dos Santos falou sobre o assunto. Segundo matéria divulgada pela assessoria de comunicação, o prefeito se manifestou sobre os repasses de responsabilidade da Prefeitura que devem ser feitos ao IAPEN.

“As obrigações previdenciárias da Prefeitura em relação ao IAPEN estão todas em dia, inclusive os repasses do mês de setembro. O que existe é uma divergência sobre o gerenciamento da conta do fundo financeiro, que nós já mostramos ao IAPEN que ela é superavitária e que tem recurso. Em cada momento que houve a divergência nós discutimos, tanto com a superintendência quanto com os conselheiros, e apontamos os problemas existentes e que precisam ser corrigidos. Um destes problemas é a questão da não apropriação das receitas dos parcelamentos previdenciários que foram feitos no passado. Já levei este assunto ao tribunal de contas e demonstrei muito claramente que o fundo financeiro é superavitário e precisa ser reorganizado. Estamos mostrando isto desde o início de 2017”, disse o prefeito.

Uma dúvida que surge vez ou outra é sobre quem tem que fazer o pagamento aos aposentados e pensionistas de Garça e, segundo João Carlos, “a responsabilidade do efetivo pagamento aos servidores inativos é do IAPEN, e não da Prefeitura”.

Conforme frisou ele, à prefeitura compete fazer os repasses, que estão todos em dia.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.