Lucas Dias
08/10/2019
Garça 

Nossa Senhora Aparecida: continua programação religiosa

 

Desde o último dia 3 de outubro as capelas de Nossa Senhora Aparecida em Jafa e na Vila Rebelo iniciaram a novena em homenagem a santa.

Desde o último dia 3 de outubro as capelas de Nossa Senhora Aparecida em Jafa e na Vila Rebelo iniciaram a novena em homenagem a santa. O ponto alto da festa acontece neste sábado, quando se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, sendo feriado nacional.

“Celebramos porque ela é a Padroeira do nosso país. Nossa fé é Cristo Centrica tem Jesus Cristo no centro, mas Nosso Senhor Jesus Cristo nos concede essa alegria, essa dádiva de celebrarmos a sua mãe”, coloca o diácono Vitor da Paróquia de São Pedro Apóstolo de Garça.

Segundo ele, Nossa Senhora Aparecida para a comunidade católica, 

além de mãe, é também uma intercessora. 

“É aquela que está junto de Deus intercedendo por nós. Deus é a fonte da salvação, Ele é que nos salva, mas por intermédio de sua mãe Ele nos concede muitas graças”, falou o religioso em entrevista à Rádio Centro Oeste.

O diácono coloca que durante os nove dias da novena se tem um período de meditação sobre a intercessão da Santa.

“Iremos meditar sobre a intercessão de Nossa Senhora, sobre a proteção maternal, para estarmos assim nos preparando para o dia 12. Na capela em Jafa, cada dia será uma pessoa que fará a celebração”, disse ele, falando ainda da parte festiva.

É importante salientar que o terço em Jafa é realizado todos os dias às 19h30. Às 16 horas, de acordo com diácono Vitor, sai a carreata de uma capela localizada ao lado da ‘Venda do Pedro’ no Bairro Itiratupã, seguindo até o distrito onde, às 17 horas, acontecerá a Missa Solene com o padre Anderson Messina. Também haverá benção dos carros na saída da Procissão.

Já na Capela de Nossa Senhora Aparecida em Vila Rebelo, a celebração da novena prossegue até o dia 11 de outubro. No dia 12 de outubro haverá uma carreata saindo da Capela de Nossa Senhora Aparecida culminando com a celebração de uma missa na Paróquia de São Pedro Apóstolo. 

“Além da missa que está prevista para começar por volta das 9h30 haverá também uma celebração às 19h30”, disse o diácono, convidando toda a população para esse momento especial, para rezar e se confraternizar.

 

Quermesse em Jafa 

 

O Distrito de Jafa traz uma programação marcada pela parte religiosa e também festiva. No dia 11, após a missa, acontece a tradicional quermesse com música ao vivo com a dupla Lucas e Luan. Já no dia 12, a partir das 20 horas, será a vez da Banda Mamão com Açúcar animar a festa que, na amplitude de uma quermesse, também terá batata frita, batata recheada, batata ao molho, frango assado, frango a passarinho, bebidas diversas e brinquedos para as crianças.

O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.

Devido à importância que está santa possui no país, em 1946 foi iniciada a construção de um santuário dedicado a Ela no estado de São Paulo.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, em 1980, consagrou a igreja como basílica e Santuário Nacional. Assim, o templo é considerado o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.

Por sua vez, o Papa Francisco, ao visitar o Brasil em 2016, elevou a basílica à catedral da Arquidiocese de Guaratinguetá.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.