Fábio Dias
19/09/2019
Garça 

Movimento do Comércio avança 1,4% em agosto, diz Boa Vista

No acumulado em 12 meses o indicador registra alta de 1,3%

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 1,4% em agosto deste ano na comparação com julho, já descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. A alta se deu após a queda de 0,7% em julho – sendo o segundo avanço mensal do ano. Na comparação com agosto de 2018, houve crescimento de 1,2%, enquanto, no acumulado em 12 meses, o indicador registrou ligeira aceleração e subiu 1,3%.

As concessões de crédito com recursos livres aos consumidores vêm se acelerando, o que parece estar por trás do crescimento do movimento do comércio em agosto.

O mercado de trabalho, contudo, segue bastante fragilizado, com o desemprego caindo basicamente por causa da expansão da informalidade e do trabalho por conta própria. Com isto, a renda cresce pouco, o que tem resultado em aumento do endividamento e do comprometimento da renda.

Por outro lado, a liberação dos recursos do FGTS deve representar um alívio para os consumidores e um fôlego adicional para o varejo, que já dá indícios de que deve ter um segundo semestre com desempenho superior ao observado no primeiro.

 

Setores

Na análise mensal, nota-se crescimento em todos os segmentos analisados. O segmento de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 1,9%, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, o acumulado em 12 meses voltou para o terreno positivo (+0,3%).

A atividade de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou crescimento de 1,3% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de 1,1%.

Já a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 1,1% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Nos dados acumulados em 12 meses houve alta de 3,6%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou crescimento de 0,4% em agosto considerando dados dessazonalizados, enquanto, na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de 0,8%.

Ainda que o Indicador Movimento do Comércio siga oscilante (quedas mensais até maio, alta em junho, queda em julho e nova alta em agosto), já há sinais de consolidação de uma ligeira tendência de aceleração, que tende a ganhar força com os saques dos recursos do FGTS.

Após a alta de julho registrada na Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, o indicador da Boa Vista aponta para nova e significativa alta das vendas em agosto.

Ainda assim, é preciso ressaltar que os efeitos dos recursos do FGTS rapidamente se dissiparão – assim como em 2017 – sem uma melhora substancial da dinâmica do mercado de trabalho e do comprometimento da renda das famílias com o pagamento de dívidas.

 

 

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores. 

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

 

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação. (Por Assessoria de Imprensa)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.