Fábio Dias
12/08/2019
Garça 

Mestre Charuto deve receber Comenda Municipal do Mérito Zumbi dos Palmares

Também vai para discussão na manhã de hoje o Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2019, de autoria do vereador Antônio Franco dos Santos “Bacana” (PSB).

Também vai para discussão na manhã de hoje o Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2019, de autoria do vereador Antônio Franco dos Santos “Bacana” (PSB) que concede a “Comenda Municipal do Mérito Zumbi dos Palmares” a Ricardo Valério de Paula, que muitos conhecem como Mestre Charuto. A indicação do edil foi ao encontro das expectativas de toda comunidade negra voltada para a área cultural, bem como daqueles que, de fato, entendem o valor do título, o que o mesmo representa.

Segundo o autor, a concessão da "Comenda Municipal do Mérito Zumbi dos Palmares" a Ricardo Valério de Paula, se justifica pelos relevantes trabalhos no combate a qualquer tipo de discriminação ou preconceito, na defesa dos Princípios Fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil e na promoção da vida.

A Comenda será entregue no decorrer de Sessão Legislativa Extraordinária Solene, a ser convocada pela Presidência da Câmara

O vereador apresentou a biografia de Ricardo Valério de Paula.

Nascido em Marília em 03 de setembro de 1.973, filho de José

Marcílío de Paula e Maria Celina Valério, sendo o segundo de cinco irmãos.

Descendente de africano, por parte de seu bisavô e de indígenas por

parte de sua bisavó, é divorciado, pai de cinco filhos e bacharel em Ciências Contábeis tendo se formado no lESG.

Servidor público na Prefeitura Municipal de Garça e trabalhador

autônomo desenvolvendo a função de mestre de obra, atuou concomitantemente em projetos culturais como Mestre de Capoeira, atuando, também em atividades ligadas ao Projeto Raça, Patronato, AFAI, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, SESL Grupo de Capoeira Marinheiros da Bahia.

Foi 9 vezes campeão dos jogos regionais pela cidade de Marília na

modalidade Capoeira-Angola e Regional. Atualmente desenvolve um projeto de capoeira no Ginásio de Esporte João Colombani, com apoio da Secretaria Municipal do Esporte (SEJEL), às terças e quintas-feiras, alcançando um público que vai dos cinco aos 76 anos de idade.

As aulas consistem em movimentação, ginga, golpes do iniciante ao avançado. Também se aprende a sonoridade dos toques do berimbau, tocar os instrumentos tradicionais, cânticos e até a produção de instrumentos. O mestre Charuto tem a filosofia de se preservar sempre a integridade física dos participantes e o respeito mútuo, deseja - se que ninguém volte com roxos ou hematomas pra casa ok

“Adquira disciplina ganhe mais desenvoltura e amplitude corporal, mais equilíbrio. Todos os anos temos um grande evento de graduação de cordas. Capoeira é África capoeira é Brasil além de ser uma ótima atividade e também defesa pessoal! Quem sabe você se torne um grande mestre”, convida sempre o mestre.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.