Fábio Dias
22/08/2019
Garça 

Garça: reunião apresenta nova lei de inovação municipal

Na noite de ontem, 21, em reunião ocorrida no auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi apresentada a nova Lei de Inovação Municipal.

Foi uma grande novidade para Garça e o Professor Doutor Elvis Fusco fez uma apresentação sobre as oportunidades criadas e os benefícios alcançados com a implantação desta lei, baseado no caso de Marília.

Segundo divulgado pela assessoria de Comunicação, a nova lei estabelecerá medidas de incentivo às atividades científicas, tecnológicas e de inovação realizadas pelas entidades públicas e privadas e cidadãos, visando a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental, e a melhor qualidade de vida para a sociedade.

Também na noite de ontem foi instituído o Sistema Municipal de Inovação,  visando a articulação estratégica das atividades dos diversos organismos públicos e privados que atuam direta ou indiretamente no desenvolvimento de inovação em prol do município, além de estruturar ações mobilizadoras do desenvolvimento econômico, social e ambiental, promovendo o incremento das interações entre seus membros, ampliando a sinergia das atividades de desenvolvimento da inovação e construindo canais e instrumentos qualificados de apoio à inovação para o desenvolvimento sustentável.

“Esta é uma questão muito bem posicionada pelo prefeito João Carlos do Santos, que em sua gestão destaca a inovação e reconhece a importância do seu papel. Em especial, as empresas que investem em inovação agora poderão contar com mais este instrumento que diferencia Garça de outras cidades. Com a nova lei, somado ao conjunto do que já temos em Garça, como a FATEC, a ETEC, indústrias e empresas de tecnologia, acreditamos que fortaleceremos o poder de atração de empreendimentos inovadores para a nossa cidade", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Henrique Severino.

A Lei vinha sendo discutida desde o ano passado no Conselho de Desenvolvimento Econômico, e atualmente está tramitando na Câmara Municipal para ser aprovada pelos vereadores.

 

Sobre o palestrante

O professor Elvis Fusco é Doutor em Ciência da Informação e Mestre em Ciência da Computação e Pós-doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA / USP. Atualmente é Pró-Reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional no Centro Universitário Eurípides de Marília - Univem. Foi coordenador dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação do Univem (01/2008-01/2019). Coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) e do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), credenciados ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI) do Governo do Estado de São Paulo. Vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Marília (COMCITI). Coordenador do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília - APL TI Marília. Presidente da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI). Diretor do SEPROSP - Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo. Atua como pesquisador nos Grupos de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação e Inovação em Tecnologias Informacionais Computacionais (ITIC). Membro do corpo editorial dos periódicos Novas Tecnologias em Informação e Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics. Orientador de pesquisas financiadas pela FAPESP e CNPq. Atua nas áreas de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação. Palestrante sobre os temas Tecnologia, Inovação, Mercado e Formação em Tecnologia da Informação, Empreendedorismo e Ecossistemas de Inovação.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.