Fábio Dias
10/07/2019
Garça 

Parceria entre ACIG e Cartório Eleitoral leva cadastramento biométrico para Rua Carlos Ferrari

Mais uma vez a Associação Comercial e Industrial de Garça – Acig- mostra que sua atuação vai além dos domínios de interesse do comércio e da indústria.

Anúncio

Mais uma vez a Associação Comercial e Industrial de Garça – Acig- mostra que sua atuação vai além dos domínios de interesse do comércio e da indústria. No próximo sábado, dia 13 e julho, a ACIG, numa parceria com o Cartório Eleitoral de Garça, leva o cadastramento biométrico para o centro comercial, mais precisamente na Rua Carlos Ferrari, no quarteirão 3. Desde fevereiro último que se tornou obrigatório o cadastramento biométrico em Garça e, mesmo com o prazo caminhando para o final, muitos eleitores da 47.ª Zona Eleitoral, não realizaram o procedimento.

Eleitores das cidades de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália e Garça poderão fazer o cadastramento das 8 às 13 horas no próximo sábado.

O gerente da Acig, Fábio Dias, alerta para a importância do procedimento, cujo prazo termina no dia 30 de agosto próximo.

“O prazo termina no mês que vem e são muitos os eleitores que ainda não realizaram o procedimento. É um processo simples, rápido e importante. A Acig entrou nessa parceria, possibilitando que os eleitores que por algum motivo ainda não puderam fazer o cadastramento que o façam”, disse Dias.

O gerente lembrou que no próximo sábado, segundo do mês, o comércio garcense fica de portas abertas até às 16 horas e a cidade recebe consumidores de vários municípios e da zona rural, por isso a expectativa é que os números sejam positivos.

No trabalho de sábado, outras empresas se tornaram parceiras. Enquanto a Acig vai oferecer os brinquedos para diversão das crianças, a Life vai disponibilizar a internet para que a equipe do Cartório Eleitoral faça o cadastramento.

Haverá venda de artesanato pela equipe do Fundo Social de Solidariedade, a equipe da Casa Franciscana fará arrecadação de donativos, o Lions de Garça também participara e o professor Rodolfo fará doação de mudas de árvores. Também haverá participação do Procon de Garça e dos alunos de Enfermagem da FAEF que irão aferir Pressão Arterial.

“É um trabalho conjunto, que conta com outras parcerias. A Acig vai colaborar com os pula-pula para as crianças se divertirem, a Life vai oferecer a internet. O objetivo é fazer um movimento legal no centro comercial e trazer, de fato, o pessoal para a biometria”, salientou Dias.

E nesse movimento, como explicou o gerente da Acig, além dos brinquedos, não faltará algodão doce e pipocas.

Tudo para que o eleitor-cidadão atenda o chamado da Justiça Eleitoral e faça o cadastramento biométrico.

 

 

Biometria

 

Além de Garça, a biometria é obrigatória neste ano em outros 477 municípios paulistas. O prazo varia entre 30 de agosto e 19 de dezembro, dependendo da cidade.

Para cadastrar as impressões digitais, o eleitor deve agendar atendimento no site do TRE-SP, e na data e hora agendados, o eleitor deve levar documento de identificação oficial e comprovante de residência de até três meses, além do título de eleitor, se tiver.

O eleitor de Garça ou dos municípios que fazem parte da 47.ª Zona Eleitoral que não fizer a biometria dentro do prazo terá o título cancelado -o que impede o eleitor de tirar passaporte, CPF e carteira de identidade.

O Código Eleitoral também prevê outras penalidades, como a proibição de participar de concursos públicos, impossibilidade receber empréstimos de instituições financeiras públicas ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino público.

O TRE-SP recomenda que os eleitores procurem regularizar a situação o quanto antes, para evitar filas nos últimos dias antes do prazo.

O Tribunal Superior Eleitoral espera concluir a revisão biométrica em todo o país até 2022.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.