Lucas Dias
14/06/2019
Variedades 

Tome cuidado com as infecções durante a estação do outono

Conjuntivite está entre os problemas mais recorrentes; pacientes em tratamento oncológico devem ter atenção especial

Durante a estação do outono é muito importante tomar cuidado com as infecções. Muita gente acredita que, durante o período, devemos nos prevenir apenas contra gripes e resfriados. Apesar de serem doenças diferentes em seus sintomas, a prevenção pode ser a mesma.

“Para se proteger de gripe e resfriados, o ideal é lavar sempre as mãos com água e sabão e higienizar-se com álcool em gel constantemente, principalmente quando entrar em contato com superfícies não higienizadas”, explica o médico Jean Gorinchteyn.

Uma infecção que pode ser recorrente nas épocas mais frias do ano, principalmente por conta da tendência de estarmos mais em ambientes fechados, é a conjuntivite. “A prevenção é o melhor remédio junto com a higienização das mãos”, diz o oftalmologista Marcos Guerra.

O aposentado, Arnaldo Santos, conta que no último mês teve conjuntivite duas vezes: “Não sabia que durante esses meses podia ter mais chances de pegar. Agora estou tomando mais cuidado e mantendo sempre as mãos limpas”, explica.


Tratamento oncológico

Com a chegada do inverno, os pacientes em tratamento oncológico devem ter atenção especial. Os medicamentos quimioterápicos costumam acentuar a sensibilidade ao frio, provocando a sensação de formigamento ou de choque, especialmente nas mãos e nos pés.

A medicação também provoca queda na imunidade, aumentando o risco de infecções respiratórias. A oncologista clínica do Icesp, Maria Del Pilar Esteves Diz, alerta que os pacientes que estão internados não devem receber visitantes que estejam com os sintomas da gripe. “Para prevenção, é essencial lavar bem as mãos com água e sabão, diversas vezes ao dia, além de evitar ambientes fechados e climatizados,” explica.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.