Fábio Dias
26/06/2019
Garça 

Quase 12 mil eleitores garcenses ainda não realizaram a biometria: prazo termina em 30 de agosto

Mais da metade dos eleitores de Garça já realizou a biometria obrigatória. Eleitor deve se adiantar para evitar as filas no fim de prazo

A biometria obrigatória em Garça e nos municípios que compõem a 47.º Zona Eleitoral (Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália e Garça) caminha a passos lentos, mas os últimos números divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), apontam uma recuperação. O processo, que não era obrigatório, começou a ser feito em 2015 em Garça, mas até o momento 34,17% do eleitorado garcense ainda não realizou a biometria. Os dados datam de 30 de maio e mostram que os 11.988 eleitores devem se apressar para evitar as filas dos último dias. O prazo termina em 30 de agosto e, dos 35.076 eleitores garcenses, 23.088 (65,82%) não têm mais com que se preocupar, já que estão em ordem com a Justiça Eleitoral.

Quem não realizar a biometria terá o título cancelado.

Em Álvaro de Carvalho são 943 eleitores, dos 3.092, que precisam passar pelo processo. Já em Alvinlândia, 2.087 dos seus 2.788 eleitores cadastraram as digitais. Em Fernão são 404 eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico e em Gália o número sobre para 1.583. A data final para a realização da biometria nos cinco municípios é 30 de agosto. A Justiça Eleitoral ressalta a importância de o eleitor comparecer com antecedência e fazer a sua biometria com rapidez e tranquilidade, evitando, assim, as longas filas que se formam no fim de prazo.

Vale lembrar que o prazo final pode parecer longo, mas não é, considerando-se a quantidade de eleitores que ainda precisam ter as digitais coletadas. Antes de a biometria se tornar obrigatória em 4 de fevereiro de 2019, foram cadastrados poucos eleitores na Comarca de Garça.

O eleitor deve ir ao seu cartório eleitoral ou a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral, levando consigo documento oficial de identificação original, comprovante de residência recente e o título, caso tenha. 

A Justiça Eleitoral vem realizando atendimento em esquema de plantão para que todos os eleitores tenham a oportunidade de fazer a biometria, que é obrigatória em 478 municípios paulistas.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.