Fábio Dias
26/06/2019
Garça 

Comércio garcense abre dia 29 de junho das 9 às 13 horas

No clima do Cerejeiras Festival, no próximo sábado, dia 29 de junho, quando se comemora o Dia do Padroeiro da cidade

No clima do Cerejeiras Festival, no próximo sábado, dia 29 de junho, quando se comemora o Dia do Padroeiro da cidade, o comércio garcense ficará de portas abertas das 9 horas até às 13 horas. A data, conforme salientou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig), João Francisco Galhardo, acontece em meio ao maior evento turístico da cidade – Cerejeiras Festival – quando o município recebe milhares de turistas. A abertura do comércio possibilita o melhor atendimento àqueles que vem a cidade, como também permite uma movimentação na economia local.

“Esta já era uma preocupação nossa. Num dia em que a cidade recebe um fluxo intenso de turistas e o comércio fechado. Além da questão da economia, pesa contra o município não oferecermos o mínimo para os turistas, como as portas abertas do comércio local”, disse Galhardo.

Segundo ele, já havia uma expectativa em relação ao funcionamento do comércio no dia 29 de junho, Dia do Padroeiro do município, e o assunto foi abordado durante a convenção para definir a abertura do comércio.

“Tivemos essa abordagem durante a discussão dos dias de funcionamento e horários de abertura do comércio, mas ainda não havia a definição da data do Cerejeiras Festival. É um momento importante para a cidade que não podemos simplesmente ignorar”, salientou o presidente frisando que, em momento algum, há um desrespeito com a legislação trabalhista ou com os comerciários.

“É claro que todos gostam de feriado e folga para ficar em casa, mas todos também gostar de ter o emprego, o salário, o provimento e esses momentos são importantes para o comerciante. Não é momento de ficar com as portas fechadas. Tem a questão econômica e a social, e todos os direitos trabalhistas, de acordo com a lei, serão pagos”, falou João Francisco Galhardo, comentando ainda sobre a Medida Provisória 881/2019, editada pelo Governo Federal, que permite a flexibilidade de abertura do comércio, entre outras medidas.

“Esse Medida Provisória vem sendo chamada de MP da Liberdade Econômica, com o objetivo liberar as atividades econômicas, com geração de empregos e rendas e garantias de livre mercado, normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica. Toda a legislação que estiver contrária ao determinado pela MP está revogada, ou seja, leis municipais, convenções trabalhistas e outras medidas sindicais deixam automaticamente de ter validade”, falou ele.

O comércio garcense ficará aberto das 9 às 13 horas, mas a abertura é facultativa.  Nenhum comerciante tem a obrigação de abrir no dia 29 de junho, mas aos que abrirem, a lei prevalecerá.

Segundo o gerente da Acig, Fábio Dias, serão quatro horas de funcionamento (das 9 às 13 horas) e o comerciário receberá 100% pelas horas trabalhadas ou terá um dia de folga.

“Tudo será devidamente cumprido, mas num momento em que qualquer ação pode fazer a diferença, não podemos ficar de portas fechadas quando a cidade recebe tantas pessoas de outras localidades e todas prontas para investir aqui. Elas vêm para a festa, mas muitas ficam em casa de amigos e parentes e acabam indo para o comércio. É importante que nosso comércio esteja preparado para atende-las”, disse Dias.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.