Alunos da Unesp criam peças para comércio eletrônico de decoração
Parceria inédita com multinacional envolverá estudantes do curso de Design, do campus de Bauru.
Estudantes curso de Design da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru desenvolveram protótipos de mobiliários com a possibilidade de serem produzidas e comercializadas pela Westwing, empresa referência de comércio on-line de produtos para casa e decoração.
A associação dos trabalhos desenvolvidos na universidade com os setores dá visibilidade ao conhecimento produzido na academia e permite aos estudantes a oportunidade de colocar em prática o aprendizado na sala de aula.
Na última semana, o Laboratório Didático de Materiais e Protótipos, da Unesp, recebeu a visita de integrantes da multinacional, uma das mais conhecidas no segmento de comércio eletrônico de móveis e produtos de decoração inovadores.
Os profissionais conferiram a estrutura do espaço e os maquinários modernos que estão à disposição dos alunos. Eles também acompanharam a produção de algumas peças e conversaram com os estudantes sobre processos criativos.
“A estrutura é muito boa. Dá para ver que o laboratório é ponta de lança mesmo e tem muita tecnologia envolvida. Os trabalhos que vimos são de nível muito bom”, avalia João Lucas Leme, designer de produtos da Westwing, à TV Unesp.
A visita faz parte de uma parceria inédita estabelecida entre o curso e a empresa. Após um contato para tratar da possibilidade de estágio, os envolvidos decidiram promover um concurso. Em uma disciplina deste semestre, os alunos desenvolveram um projeto e produziram protótipos de uma linha de móveis com a identidade da multinacional.
“Primeiramente, a empresa nos enviou a demanda de mercado. Fizemos um trabalho de dois meses e mandamos o trabalho para avaliação intermediária ao núcleo de design da companhia. Houve um retorno e isso estimulou a reta final para a entrega atual”, destaca à TV Unesp o professor Tomás Barata.
“Trabalhamos de modo diferente e os prazos são mais rigorosos. Há um maior rigor com a estética e o acabamento. Foi uma experiência legal de apresentar os projetos para uma empresa real, famosa, e ter esse contato direto”, afirma à TV Unesp Peter Koslowski, aluno do curso de Design, à TV Unesp.
Inovação
A coordenadora de Marketing da Westwing, Indra Sestini, projeta novos concursos com os estudantes, a partir de outras temáticas. “A ideia é que criemos diversas ações, não só olhando para móveis, mas também pensando em brinquedos educativos e em questões socioambientais”, ressalta à TV Unesp.
“Temos trabalhado com a questão da inovação e essas parcerias com as empresas são fundamentais, aproveitando o poder criativo que nossos estudantes têm e a pesquisa desenvolvida na universidade”, enfatiza Marcelo Carbone, diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, do campus de Bauru.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.