Fábio Dias
16/05/2019
Garça 

Vestibulinho: Etecs prorrogam inscrições do 2º semestre: em Garça são 275 vagas

Prazo para cadastro pela internet foi estendido até 15h da próxima segunda-feira (20); prova será aplicada em 16 de junho

O período de inscrição do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2019, exclusivamente pela internet, foi prorrogado até as 15h da próxima segunda-feira (20). Vale lembrar que o exame será aplicado em 16 de junho.

Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de R$ 30. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária.

É importante frisar que o Vestibulinho oferece mais de 44,4 mil vagas para Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online), Técnico integrado ao Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Especialização Técnica e para acesso às vagas remanescentes de segundo módulo. Somente em Garça são 275 vagas entre as duas Etecs existentes no município.

Na Etec Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros são 35 vagas para o curso de Agronegócio, no período noturno. Este curso quando oferecido no período noturno, terá aulas práticas obrigatórias aos sábados.

Já na Etec Monsenhor Antônio Magliano são 240 vagas distribuídas em vários cursos, todos no período noturno: Administração - 40 vagas; Desenvolvimento de Sistemas – 40 vagas; Eletrônica – 40 vagas; Eletrônica (Cadastro Reserva – Vagas Remanescentes); Enfermagem – 40 vagas;

Mecânica – 40 vagas; Segurança do Trabalho – 40 vagas.

Para o curso de Enfermagem o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos a completar até o dia 31/07/2019.

Nos 2º e 4º módulos do referido curso técnico, o estágio curricular supervisionado será no período diurno, em instituições de saúde públicas e/ou privadas fora da Etec / Extensão de Etec.

O Curso de Técnico em Enfermagem, quando oferecido no período noturno, contará com aulas práticas obrigatórias aos sábados. Nos 2º e 4º módulos do referido Curso Técnico, o estágio curricular supervisionado será no período diurno, em instituições de saúde públicas e/ou privadas fora da Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada).

Para se inscrever em um dos cursos técnicos oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio. Quem já concluiu ou está fazendo a Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve apresentar uma das seguintes certificações: certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas. Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016 deve apresentar o certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

 

Condições especiais

Pessoas com deficiência, que precisem de condições especiais para fazer a prova, devem mencionar sua necessidade na ficha de inscrição eletrônica. Será necessário enviar o laudo médico, emitido por especialista, pelo link específico na Área do Candidato, impreterivelmente até as 15h do dia 20 de maio.

No ato da inscrição para o primeiro módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, é possível colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual o candidato vai se inscrever. O Manual do Candidato com as informações sobre o processo seletivo está disponível no site para download.

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.