Fábio Dias
24/05/2019
Garça 

Professores devem se vacinar contra a gripe em SP

Professores das redes pública e privada no Estado ainda não vacinados precisam comparecer aos postos até 31 de maio

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, mais de 133 mil professores das redes pública e privada de ensino ainda precisam comparecer aos postos de saúde para se vacinar contra gripe, de maneira que o território paulista atinja a cobertura vacinal de 90% entre os grupos do público-alvo.

De acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Na reta final da campanha, a pasta convoca aqueles que ainda não estão imunizados para que tomem as doses até o dia 31 de maio, data prevista para encerramento. Os dados informados pelos municípios paulistas mostram que o Estado já vacinou mais de 7,6 milhões de pessoas contra a gripe, total que inclui 236,7 mil professores. O dado representa cobertura vacinal de 57%.

O público-alvo totaliza 13,2 milhões de paulistas e a meta é vacinar no mínimo 12,1 milhões. Considerando todos os grupos, para atingir a meta de imunizar 90% do público-alvo é necessário que pelo menos 4,4 milhões de pessoas procurem a vacina contra o vírus Influenza até o fim da próxima semana.

Vale lembrar que a campanha teve início em 10 de abril, e desde então também foram imunizadas 1,6 milhão de crianças (54%), 241,7 mil gestantes (53%), 61,5 mil puérperas (83%), 4,5 mil indígenas (85%), 671 mil profissionais de saúde (49%), 3,2 milhões de idosos (67%), 1,3 milhão de pessoas com comorbidades (46%), entre outros.

“É de grande importância que todos os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde para imunização. Pedimos aos professores das redes pública e privada de ensino que deem o exemplo e tomem a vacina, o que ajuda a proteger a saúde deles próprios, dos estudantes e de todos os colaboradores da área de ensino”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, acrescenta.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.