Lucas Dias
13/03/2019
Garça 

Secretaria da Saúde promove campanha para exame de papanicolau em horário especial


Com o objetivo de atender mulheres que trabalham durante todo o dia e não conseguem espaço em sua agenda, a Secretaria Municipal da Saúde estenderá novamente o horário para o atendimento de pacientes que farão coleta de papanicolau nas Unidades de Saúde da Família (USF) no mês de março.

Com o objetivo de atender mulheres que trabalham durante todo o dia e não conseguem espaço em sua agenda, a Secretaria Municipal da Saúde estenderá novamente o horário para o atendimento de pacientes que farão coleta de papanicolau nas Unidades de Saúde da Família (USF) no mês de março. Cada área terá um dia específico para a realização deste importante exame de prevenção.

De acordo com a secretária da Saúde de Garça, Natalli Gaiato Cruz, o objetivo é atender uma parcela da população que está em atraso com o exame e por algum motivo não consegue se programar para a coleta de papanicolau. Cada USF terá um dia específico para a realização do exame, com as interessadas podendo agendar ou até mesmo chegar no dia e horário, que serão atendidas, assim como já foi feito nos anos anteriores.

“Queremos aumentar nossa cobertura de papanicolau. Trata-se de um exame preventivo e sabemos de sua importância. Por isso, resolvemos aumentar o acesso das mulheres, principalmente porque entendemos que muitas trabalham e muitas vezes não conseguem ir até as unidades no horário de funcionamento”, disse a secretária.

A USF “Doutor Décio Nobre Moreira”, na Rua São Francisco de Assis, nº 120, em Vila Araceli, e a USF “Doutor Acácio Alves de Souza” (Mariana II), localizada na Rua Alcides Cação, nº 84, no Jardim Mondrian, serão as primeiras a receber o horário especial, nesta sexta-feira, dia 15 de março.

No dia 20 de março será a vez da USF Região Oeste “Doutor José Barbosa”, na Rua Antônio Leal de Oliveira, nº 125, no Jardim Sol Nascente; USF “Doutor Asdrubal Borges de Barros”, na Rua Brigadeiro Machado, nº 224, em Vila Williams; e USF “Doutor José Martinho Palermo”, na Rua Minas Gerais, nº 850, em Vila Rebelo.

A USF “Jurandir Ubirajara Guimarães”, na Rua da Estação, nº 1.117, no bairro Labienópolis, atenderá das 18h às 21h, no próximo dia 21 de março. As mulheres que são atendidas na área de abrangência da USF “Doutor Ernesto Gaion”, na Rua São Paulo, nº 16, no distrito de Jafa, poderão realizar o exame de papanicolau no dia 22 de março.

No dia 26 de março, será a vez das mulheres que estão na área de abrangência da unidade “Maria Lúcia Ferreira Cavallini”, na Rua Guarantã, nº 105, no Jardim Eucaliptos. A USF “Glenda Rodella Dumas”, na Rua São João, s/nº, junto ao antigo Hospital Samaritano; e a USF “Doutor Acácio Alves de Souza” (Mariana I), na Rua Prefeito Salviano Pereira de Andrade, nº 1733, em Vila Mariana

As mulheres que são atendidas na área de abrangência da USF Helena Garcia Müller, localizada na Rua Gabriela, nº 138; e na USF “Doutor Adauto Gonçalves Colletes”, na Rua Carlos Ferrari, nº 1.415, em Vila Rebelo, poderão realizar o exame de papanicolau no dia 29 de março.

 

EXAME

O papanicolau é um exame que deve estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres sexualmente ativas. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. O exame preventivo é indolor, simples e rápido.

De acordo com estudos, a taxa de sobrevivência de mulheres com câncer de colo do útero detectado pelo exame chega a 92%, enquanto aquelas que são diagnosticadas apenas pelos sintomas apresentam uma taxa de sobrevivência de 66%.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.