Lucas Dias
14/03/2019
Garça 

Projeto "Cabeças de Livro" chega em Garça dia 22

"Os Cabeças de Livro" chegam em Garça no próximo dia 22 de março. Ao que tudo indica será uma sexta-feira marcada por atividades e convidando a população para participar de um ato de leitura pública.

Anúncio

"Os Cabeças de Livro" chegam em Garça no próximo dia 22 de março. Ao que tudo indica será uma sexta-feira marcada por atividades e convidando a população para participar de um ato de leitura pública. Essa é uma das atividades gratuitas que o grupo desenvolverá na cidade a partir das 9 horas. As oficinas serão realizadas na Biblioteca Municipal Rafael Paes de Barros, nas ruas e na Praça da Matriz.

O projeto é uma realização da Giralua Companhia das Artes e foi premiado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC). O principal objetivo dos "Cabeças de Livro" é tirar as palavras do papel e dar a elas vida, espalhando-as aos quatro ventos. Para isso, eles vão além de muros e paredes, e levam a literatura para locais públicos, como ruas e praças. No elenco, estão Alessandro Brandão, Camila Caparroz, Fabiana Castro, Giovanna Viscelli, Mariza Basso, Talita Neves e Val de Castro. Eles são artistas de diversas expressões, como dança, teatro e artes plásticas e, juntos, pesquisam a leitura como performance, para circularem com uma obra artística de conteúdo atemporal e poético.

Também está prevista oficina de ilustração: pinturas de horror em aquarela em que os participantes utilizarão matérias e suportes diversos como tinta e lápis aquarela, carvão, giz de lousa e lápis grafite para criarem imagens a partir de contos. É uma oportunidade de aprender técnicas em desenho e deixar a imaginação fluir. (Foto Divulgação)


Flash Mob

Das 15 às 16 horas está marcado o Flash Mob na Praça da Matriz, que é uma aglomeração espontânea, inusitada, previamente combinada e convocada para atrair atenção a um tema específico, no caso a leitura.

 

INTERVENÇÃO CABEÇAS DE LIVRO
Cabeças de Livro levam versos na ponta da língua e livros nas cabeças, leem e declamam, projetam no ar poesias, versos cantados e narrativas movendo o cômico e o dramático. Na performance, artistas com livros por todos os lados, interagem com o público permeados por trava-línguas, versos e canções, apresentando grande número de obras e autores.

A oficina será realizada na biblioteca das 13 às 14 horas e nas ruas das 14 às 15 horas.

 

 

Oficina de Ilustração: Pinturas da Literatura de Horror em Aquarela

Coordenação: Alessandro Brandão – artista visual

O objetivo da oficina é utilizar elementos das imagens sombrias que trazem sensações de suspense através do estudo cromático para a atmosfera proposta. A partir da audição dos contos “A dança dos ossos” de Bernardo Guimarães e “Venha ver o pôr do sol” de Ligia Fagundes Telles, os participantes construirão uma composição pictórica misturando materiais e suportes diversos como tinta aquarela, lápis aquarela, carvão, giz de lousa e lápis grafite, em papéis como cartolina, craft e canson. A técnica usada será a veladura em aquarela, camadas de cores se sobrepõem auxiliando a arte final feita com carvão e giz.

A oficina será realizada na biblioteca das 9 às 11 horas.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.