Lucas Dias
14/03/2019
Garça 

Fábio Polisinani pede que Administração divulgue recadastramento biométrico

Desde 2015 Garça, através do Cartório Eleitoral, realiza o recadastramento biométrico na 47.ª Zona Eleitoral, composta pelas cidades de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália, Garça. Antes a cidade de Lupércio também pertencia a Comarca de Garça. Muitos eleitores fizeram o recadastramento, mas a não obrigatoriedade fez com que os números ficassem bem abaixo do esperado.

Anúncio

Desde 2015 Garça, através do Cartório Eleitoral, realiza o recadastramento biométrico na 47.ª Zona Eleitoral, composta pelas cidades de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália, Garça. Antes a cidade de Lupércio também pertencia a Comarca de Garça. Muitos eleitores fizeram o recadastramento, mas a não obrigatoriedade fez com que os números ficassem bem abaixo do esperado. No entanto, desde o mês passado, o recadastramento se tornou obrigatório e os eleitores da Comarca têm até o dia 30 de agosto para efetivar o processo, evitando as penalidades cabíveis.

O vereador Fábio Polisinani (PSD) apresentou requerimento solicitado ao prefeito para que, através do setor competente envide esforços no sentido de auxiliar a Justiça Eleitoral na divulgação através de panfletos e cartazes em escolas e órgãos públicos do município, da necessidade de se fazer o cadastro da biometria.

“Estive na semana passada na Justiça Eleitoral fazendo a biometria e conversei com os funcionários. A população não está indo. Nós (vereadores) recebemos o oficio da Juíza Eleitoral Renata Lima Ribeiro Raia pedindo apoio na divulgação. É importante lembrar que é obrigatório e o prazo se encerra dia 30 de agosto”, falou ele.

Lendo o ofício recebido o vereador falou ainda sobre os problemas para aqueles que não fizerem o recadastramento biométrico. Entre estes estão o

cancelamento do título, o impedimento de renovação de matrículas, a não participação em concurso públicos.

Polisinani salientou que o procedimento é rápido, cerca de 10 minutos e falou sobre os documentos que devem ser apresentados.

A vereadora Patrícia Morato Marangão lembrou que, nesse caso, seria importante o apoio na divulgação do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto, colocando nas contas de água.

“Acredito que isso é importante e nós também podemos divulgar via Whatsapp, Facebook, redes sociais, pois haverá restrição de direitos caso não haja o recadastramento biométrico. Divulgar para que a população não tenha o seu direito restrito, prejudicado”, finalizou o vereador Reginaldo Parente (PTB).

Como frisou o comunicado da Juíza Eleitoral, Dra. Renata Lima Ribeiro Raia, da 47ª Zona Eleitoral, o cadastramento biométrico em Garça e deve ser feito até o dia 30 de agosto deste ano. A não realização do recadastramento terá como consequência o cancelamento dos títulos eleitorais (o que implica em impedimentos de renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em bancos públicos, inscrever-se em concursos públicos, obter passaporte, entre outros).

Para realizar o cadastramento biométrico o eleitor deverá fazer o agendamento ligando para o Cartório Eleitoral de Garça no número 3471-3122 e comparecer no dia e horário agendado no cartório eleitoral situado à Rua Plínio de Godoi, 236 em Vila Willians.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.