Lucas Dias
14/02/2019
Garça 

Garça investe em tecnologia para melhorar a gestão pública


Município apresenta inovações a gestores públicos no II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, que será realizado em Presidente Prudente neste mês

Há cerca de um ano e meio, Garça vem investindo em tecnologia com o intuito de melhorar os serviços públicos. As inovações do município que conta com 44 mil habitantes, serão apresentadas a prefeitos e gestores públicos durante o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, que acontece no dia 28 de fevereiro em Presidente Prudente.

Segundo o diretor de TI da Prefeitura de Garça, Leandro Carvalho, o primeiro passo foi modernizar a telefonia, com a implantação do sistema Voip, que reduziu em torno de 60% o gasto com esse tipo serviço. Com a pretensão de criar uma central de monitoramento, Garça também instalou aproximadamente 300 câmeras nos departamentos internos e pretende em breve colocar equipamentos nos acessos principais da cidade e na área central. Um sistema de gestão eletrônica de documentos também faz parte do pacote de inovações implantadas.

Inclusão digital - Para trazer facilidades aos munícipes, cinco pontos da cidade já disponibilizam internet gratuita, tendo 100MB cada um. Conectar os prédios públicos por meio de fibra óptica também é uma das pretensões da Prefeitura. “Pensamos em contratar fibra óptica de uma empresa terceirizada, por acreditar que seja mais viável do que ter uma fibra própria, mas contratar é um plano futuro nosso”, ressalta o diretor de TI.

Dois outros investimentos que a atual gestão pretende fazer no decorrer dos próximos anos são a conclusão do prontuário eletrônico da Saúde e a troca de todo o data center. “Muitas mudanças já foram feitas, mas ainda há muito o que se fazer”, observa.


Encontro – Representantes de 30 municípios já estão inscritos para o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente. Conforme lembra o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é trazer informações aos municípios interessados em desenvolvimento socioeconômico por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. “Promove a interação entre os gestores, facilitando o planejamento em TIC que possa resolver as necessidades das cidades, em especial as de pequeno e médio porte”, ressalta Marinho.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br. O evento, na Inova Prudente, tem o patrocínio da 1DOC, GOVBR e Inovadora Sistemas; prata da SIMPLISS; bronze do Grupo Assessor, Ordem Pública, Mundo do Saber/MS+ Soluções Inteligentes e da STETNET; além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST) e do Hotel Rota do Pantanal.

 

Serviço

II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista

28 de Fevereiro, em Presidente Prudente

Local: Inova Prudente - Rod. Comendador Alberto Bonfiglioli, n° 2700

Início: 8h

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br

Informação pelo (41)3015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.