Lucas Dias
11/02/2019
Garça 

Câmara vota hoje projeto que muda dias e horários das sessões ordinárias e reuniões de comissões para terça de manhã


Hoje a noite, 11, a partir das 19h30, tem início a segunda Sessão Ordinária do ano em Garça.

Hoje a noite, 11, a partir das 19h30, tem início a segunda Sessão Ordinária do ano em Garça. O encontro traz duas matérias na Ordem do Dia, entre elas o Projeto de Resolução nº 02/2019, de autoria da Mesa Diretora que altera os dias e horários das sessões ordinárias e reuniões de comissões. A proposta é que os encontros aconteçam as terças-feiras no período da manhã, a partir das 9 horas e, ao que tudo indica, o projeto será aprovado, por 7 votos a 6. Mais uma vez o presidente da Casa deve se utilizar do voto de Minerva.

Segundo a Mesa Diretora, composta pelos vereadores Wagner Luiz Ferreira (PSDB) – Presidente, Rodrigo Gutierres (DEM) – vice-presidente, Janete Conessa (DEM) 1.ª secretária, Marcão do Basquete (PROSS) – 2.º secretário, o Projeto de Resolução tem por finalidade adequar os dias e horários das sessões ordinárias e das reuniões de comissões permanentes da Casa.

“Desta forma, as sessões ordinárias da Casa passariam a ocorrer às terças-feiras, a partir das nove horas, de modo a adequá-las ao horário de expediente administrativo da Casa, proporcionando maior economia para o Poder Legislativo e, consequentemente, para os cofres públicos”, argumenta a Mesa Diretora.

Os autores argumentam ainda que “tendo em vistas que o Legislativo disponibiliza a transmissão, em tempo real, de suas sessões camarárias, tanto no Facebook, quanto no YouTube, não se vislumbra qualquer prejuízo aos munícipes que tenham interesse em acompanhar os trabalhos legislativos, possibilitando-se, igualmente, o comparecimento dos interessados em sua sede”.

Por outro lado, de acordo com a proposta, o Projeto busca possibilitar que as reuniões das Comissões Permanentes possam ocorrer, ordinariamente, de terça a quinta-feira, respeitado o expediente administrativo da Casa.

Ao contrário do defendido pela Mesa Diretora, a proposta suscitou manifestações em rede social e, há algum tempo, vem gerando questionamento por municipes e vereadores contrários a proposta.

Segundo o comerciário J.A.M, a mudança vai tirar de vez o municipe da Casa de Leis.

“Eu, esporadicamente vou à Câmara, mas toda sessão eu acompanho em casa pelo face, na internet. Com a mudança perde a graça, como vou acompanhar em horário de serviço? Os patrões vão deixar?”, argumentou ele.

O vereador Pedro Santos (PSD), contrário a mudança, realizou uma enquete em rede social.

“Buscando ter um mandato de vereador interativo e participativo, com meus eleitores (grande parte deles conquistados via rede social) durante esse ano estarei através de enquetes deixando que todos participem dos meus votos na Câmara Municipal (impossível que seja em todos os projetos pela grande quantidade, porém os mais polêmicos todos poderão opinar e votar)”, colocou ele, citando o Projeto de Resolução 02/2019.

Pedro Santos colocou que hoje as sessões acontecem todas as segundas-feiras as 19h30m, no período noturno, facilitando para as pessoas que trabalham acompanhar os trabalhos dos vereadores e projetos.

“Se este projeto for aprovado as sessões passarão a ser realizadas todas as terças-feiras às 9 horas, dificultando que as pessoas que trabalham em horário comercial acompanhem as sessões”, disse ele.

Segundo o edil, o projeto irá afastar muito as pessoas, pois hoje já é difícil alguém acompanhar os trabalhos legislativos.

Lembrando os canais criados para as transmissões ao vivo pelo Facebook, ele coloca que a medida aproximou mais as pessoas porém ainda está muito aquém do ideal para uma cidade igual Garça.

Para o aposentado M.L.S, 73 anos, o horário das sessões não faz diferença, diante da falta de representatividade que ele diz sentir.

“Tanto faz o horário que fizerem as sessões. Não vejo discussão para nós pobres. De vez em quando faz de conta que lembram da gente. Só ficam com briguinha”, disse o aposentado lamentando a Política em nível nacional.

Tudo indica, que ainda esse mês, as sessões passem a ser realizadas as terça-feiras.

Pedro Santos apresentou uma emenda, de forma que as sessões aconteçam

as segundas-feiras, às nove horas, nos períodos de 1° de fevereiro a 30 de junho e I" de agosto a 15 de dezembro.

“A Emenda visa propor aos vereadores a análise de uma melhor data para realização das sessões, uma vez que a mudança no dia e hora das sessões parece algo inevitável”, frisou ele.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.