Lucas Dias
08/01/2019
Garça 

Vereador Pedro Santos faz enquete em rede social sobre contratação de empresa para auxiliar CPI do Hospital

No final do ano passado a Câmara Municipal de Garça aprovou a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) indicada pelo vereador Antônio Franco dos Santos Bacana (PSB).

No final do ano passado a Câmara Municipal de Garça aprovou a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) indicada pelo vereador Antônio Franco dos Santos Bacana (PSB). O objetivo citado por Bacana era a apuração dos verdadeiros responsáveis que levaram a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Garça na situação de caos e uma dívida praticamente impagável.

A CPI ficou formada pelos vereadores Marcão do Basquete (PROS) – presidente, Janete Conessa (DEM) – relatora e Paulo André Faneco (PPS) – membro.

Ontem, 7, o vereador Pedro Santos (PSD) divulgou em rede social uma pesquisa sobre a CPI do Hospital. O objetivo da pesquisa, segundo ele, é saber a opinião da população sobre a contratação de uma empresa especializada para atuar no caso.

“Todos sabem que foi instaurada uma CPI para apurar possíveis irregularidades na gestão do Hospital São Lucas de Garça, que hoje se encontra com um passivo (dívida) de quase R$ 28.000.000,00, sendo assim para facilitar a apuração das possíveis irregularidades (se caso existir), acredito que seria importante a contratação de uma empresa especializada”, disse ele.

De acordo com o edil, existem muitos documentos de um estudo que já foi feito (algo em torno de 10 mil folhas), tudo em valores numéricos numa linguagem que dificulta o entendimento para quem não é da área contábil.

“Isso sem citar os documentos com ações judiciais entre outros pontos. Por isso vejo que os vereadores membros da CPI, deveriam solicitar a contratação de uma empresa especializada para realizar o estudo técnico e especializado para poder apontar todas as possíveis irregularidades e culpados, que resultaram nessa dívida gigantesca”, falou ele.

Pedro Santos comentou que o custo do investimento seria baixo perto de toda a dívida. Assim ele inquire e pede que as pessoas se posicionem se são favoráveis ou contrárias a contratação da empresa especializada.

Questionado sobre a conduta que poderia ter sido tomada pelo executivo, ela afirmou que a contratação pode ser feita pela câmara, através do novo presidente.

Para o vereador Marcão do Basquete, essa não é uma preocupação que deveria ser apontada por Pedro Santos.

“Acho que essa preocupação deveria ter acontecido quando o vereador Pedro Santos estava na presidência da Casa de Leis e não agora. A CPI é formada por três pessoas que podem avaliar os dados. Temos entendimento e não precisamos nos preocupar com dados do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), pois podemos interpretá-los. Sinceramente estranho que esta ideia tenha surgido justamente agora e não quando saiu o sorteio da CPI”, frisou o edil.

Em sua rede social Marcão coloca que a CPI tem a prerrogativa de interrogar, apurar, relatar tudo sobre o assunto.

“Porém, não podemos e não vamos condenar ninguém. Tudo será enviado ao Ministério Público para as devidas providências. É bom frisar bem esse fato, pois, os desinformados e os `arruaceiros´ vão ficar cobrando coisas que não serão de competência da CPI. Será um trabalho árduo, por vezes cansativo, porém, em respeito à população, tentaremos esclarecer muitas dúvidas, principalmente sobre o motivo do HSL ter praticamente `quebrado´ ao longo dos últimos anos “, colocou ele.

Tendo por base os primeiros pronunciamentos, tudo leva a crer que a CPI do Hospital será muito movimentada.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.