Lucas Dias
17/01/2019
Garça ACIG 

Muitos municípios dependem da renda de aposentados

Calendário de pagamento INSS 2019: confiram as datas

A renda dos idosos deixou de ser importante apenas para a sobrevivência das famílias dos aposentados. Ela se tornou determinante na vida econômica de muitas cidades brasileiras. Nelas, os pagamentos da Previdência Social somam um volume de recursos muito superior ao que chega às prefeituras por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das formas consagradas na Constituição Federal para a repartição das receitas tributárias.

Conforme observado pelo gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG), Fábio Dias, os benefícios previdenciários são importantes para o movimentar da economia da cidade.

“Nossa economia se divide entre a indústria, que estamos nos firmando no cenário com empresas de reconhecimento internacional, a agricultura/agropecuária, visto que o café ainda é forte em Garça e nossa pecuária também é importante, o comércio que vem, apesar da crise, se mantendo com representatividade, oferecendo bons produtos com qualidade, variedade e preço. Temos na cidade representantes de grandes lojas de departamento, que só ficam aqui, porque o cenário é positivo. São alguns de nossos polos econômicos, mas, o que as pessoas não se atentam, é que temos uma outra área que define regras em nossa economia. Temos a classe dos aposentados”, falou o gerente.

Dias comentou que, dados da Fundação Seade mostram que no ano passado Garça tinha 7.668 pessoas com idade acima de 60 anos, o que significa mais de 10% da população geral. A maioria desse grupo é aposentada e responde pelo sustento da casa.

Hoje, segundo o gerente, existem muitas políticas voltadas para a terceira idade, uma vez que a expectativa de vida vem aumentando e os idosos deixaram de ser “apenas velhos” como erroneamente se dizia.

“São pessoas ativas que atuam em vários segmentos e que definem várias estratégias. Hoje o idoso está preocupado com a saúde, com o bem estar, então o que vemos são academias, a indústria farmacêutica e outras áreas olhando esse público. No comércio, em particular em Garça, observamos que nos dias de pagamento esse consumidor movimenta a rede de supermercados, as lojas de roupas e calçados entre outros. Não podemos ignorar isso e nossos associados tem que estar preparados para dar esse atendimento”, disse Fábio Dias.

Muitas áreas do comércio e dos serviços estão totalmente ligadas ao consumo impulsionado por aposentadorias e pensões.

De acordo com o gerente muitos aposentados (vovôs e vovós) estão sustentando os jovens que estão desempregados com a crise financeira. Os recursos da aposentadores também são responsáveis por grande número de empréstimos consignados.

Fábio Dias lembra que foi divulgado o calendário de pagamento para este ano, e as datas são importantes não apenas para o aposentado que vai receber o benefício, mas também para o lojista que pode se preparar para melhor atender esse consumidor que, a cada dia, define sua participação na economia.

“As datas de pagamento é o momento em que o aposentado vem para pagar suas contas e fazer suas compras, por isso o lojista precisa estar preparado para isso e esse preparo vai além de oferecer produtos no sentido de que o aposentado venha consumir. Esse preparo implica entender as necessidades desse consumidor, para inclusive definir metas no estabelecimento”, finalizou o gerente.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.