Lucas Dias
11/01/2019
Variedades 

Governador ordena privatização de cinco aeroportos da região noroeste paulista

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou a privatização de 20 aeroportos do interior do Estado, incluindo das regiões de São José do Rio Preto, Bauru e Sorocaba.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou a privatização de 20 aeroportos do interior do Estado, incluindo das regiões de São José do Rio Preto, Bauru e Sorocaba.

Na região noroeste paulista, passarão à iniciativa privada os aeroportos de Rio Preto, Araçatuba, Penápolis, Votuporanga e Andradina (SP). Outros cinco aeroportos já são privatizados.

O terminal de embarque de São José do Rio Preto é o maior deles e foi inaugurado em 1959. As instalações passaram por obras e uma ampliação foi entregue em 2017. No ano passado, de janeiro a novembro mais de 700 mil passageiros embarcaram, segundo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP).

Outro aeroporto que também está na concessão é o de Araçatuba. No ano de 2018, foi registrado um aumento de 5% no fluxo dos passageiros.

Já o de Andradina foi inaugurado em 1990 e nunca recebeu voos comerciais, apenas particulares. Um último levantamento feito pelo DAESP mostra que passaram pelo aeroporto estadual de Andradina cerca de 1,2 passageiros.

O aeroporto de Votuporanga também é um dos que o governo do estado pretende conceder à iniciativa privada. Em 2018, mais de 2 mil pousos e decolagens foram feitos. A maioria de voos executivos.

O aeroporto de Sorocaba é o maior polo de manutenção de aeronaves comerciais da América Latina. Até o meio deste ano, a torre de controle aéreo deve estar em operação na unidade


Cidades que terão aeroportos privatizados: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré/Arandu, Bauru/Arealva, Dracena, Franca, Marília, Penápolis, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Registro,
Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Manuel, Sorocaba, Tupã, Votuporanga. (Fonte: G1)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.