Lucas Dias
16/01/2019
Garça 

Biblioteca Municipal de Garça comemorou 76 anos de muitas histórias nesta terça-feira

Se sentindo festiva a equipe que atua na Biblioteca Municipal de Garça comemorou nesta terça-feira, dia 15 de janeiro, 76 anos marcados por muitas histórias.

Se sentindo festiva a equipe que atua na Biblioteca Municipal de Garça comemorou nesta terça-feira, dia 15 de janeiro, 76 anos marcados por muitas histórias. A Biblioteca, numa matemática inversa, a cada ano se renova, mostrando atualidade, jovialidade e história. Uma magia que os livros permitem, que os contos trazem, que a poesia enaltece, que a prosa divulga, que a matéria conta.

“Hoje comemoramos o aniversário de criação da Biblioteca Pública Municipal de Garça "Dr. Rafael Paes de Barros"”, colocou em rede social a equipe que trabalha no local.

Segundo o divulgado, a Biblioteca há quase oito décadas vem fazendo parte da vida dos garcenses e já passou por vários lugares, como no segundo andar do prédio do antigo Rotary Clube, na esquina das ruas Sargento Wilson e Carlos Ferrari.

A Biblioteca Pública Municipal de Garça foi criada por Decreto-Lei 126-A, de 15 de janeiro de 1943, na gestão do prefeito Durval Alves de Souza, sendo inaugurada em 03 de maio de 1944.

Segundo divulgado, a primeira Biblioteca foi instalada em umas das dependências da Prefeitura com o nome de Biblioteca Municipal Brasileira. “Posteriormente, foi transferida para o prédio do Ginásio da época, atual EE Hilmar Machado de Oliveira, quando este foi arrendado ao Padre Aquino, com o objetivo de facilitar, junto ao Governo Federal, a criação do Ginásio e Escola Normal Livre, de Garça. Criado o Ginásio Estadual, Padre Aquino permaneceu ainda na posse daquele educandário, com uso privativo da Biblioteca, até que foram tomadas as medidas necessárias para que alcançasse a instituição pública a sua verdadeira finalidade: a de ser posta à disposição do público em geral.” (Correio Garça – 07/07/1954).

Em 19 de dezembro de 1953, ocorreu a inauguração das novas instalações da Biblioteca, à Rua Carlos Ferrari, nº 111, no andar superior do prédio onde hoje localiza-se a Sorveteria Skimell. Depois, mudou-se para a Rua Sargento Wilson Abel de Oliveira, nº 70, no andar superior do prédio onde se localizava a sede do Rotary Clube de Garça, transferindo-se, passado algum tempo, para a Rua Coronel Joaquim Piza, nº 186, em uma área de 190 m².
Em 05 de maio de 1987, a Biblioteca foi reinaugurada no prédio situado à Rua Barão do Rio Branco, nº 131, com área de 497,40 m².

Finalmente, em 19 de novembro de 1996, iniciou-se a mudança da Biblioteca para uma área de 1.076,88 m², no Centro Cultural, situado à Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, nº 522, onde funciona atualmente.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.