Lucas Dias
17/12/2018
Garça 

Mais Médicos: com 3 mil ausentes, Ministério adia prazo para apresentação no municípios

O Mais Médicos foi reformulado em meados de novembro depois que Cuba anunciou que deixaria a parceria.

O Ministério da Saúde adiou para o dia 18 a apresentação dos médicos inscritos na primeira fase do Mais Médicos. Último balanço da pasta mostra que 3.059 dos 8.411 médicos alocados ainda não se apresentaram, o prazo terminaria na sexta-feira (14).

Ainda de acordo com o ministério, até quinta-feira (13), 6.634 médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior haviam se inscrito na segunda etapa do programa. Com a mudança nos prazos, eles terão até o dia 16 para enviar a documentação, que valida a inscrição.

O ministério informou que mudou a data para envio dos documentos por causa de picos de instabilidade que foram registrados no site do programa. Segundo a pasta, a oscilação no acesso pode ter sido causada "pelo grande número de acessos, o que pode ter ocasionado dificuldades no momento da inscrição".

O programa foi reformulado depois que Cuba anunciou que deixaria a parceria. Além das críticas feitas pelo presidente eleito em relação à qualificação dos profissionais, o governo da ilha caribenha sustentou a decisão, tomada no dia 14 de novembro, com base na exigência de uma mudança no regime de trabalho.

O contrato do programa era feito diretamente com Cuba, e Bolsonaro queria que o termo fosse assinado individualmente, com cada médico.

A primeira etapa desta edição do Mais Médicos foi aberta exclusivamente para médicos brasileiros com autorização para atuar no Brasil. Esses médicos tinham até o dia 14 para se apresentarem nos municípios escolhidos. Em seguida, as vagas remanescentes serão oferecidas aos brasileiros formados no exterior e depois aos médicos estrangeiros, que ainda podem se inscrever.


Cronograma

Até 16/12 -Inscrição dos médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior

Até 18/12 – Apresentação dos médicos com CRM Brasil nos municípios

De 20/12 a 21/12 - Médicos CRM Brasil escolhem municípios com vagas disponíveis

De 27/12 a 28/12 - Médicos brasileiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis

De 3/1 a 4/1/19 - Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis


 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.