Lucas Dias
16/11/2018
Garça 

Tabagismo: ambulatório inicia grupo de número 121

Na próxima segunda-feira, dia 19 de novembro, o Ambulatório de Prevenção e Controle do Tabagismo em Garça inicia mais um grupo de trabalho em Garça.


Na próxima segunda-feira, dia 19 de novembro, o Ambulatório de Prevenção e Controle do Tabagismo em Garça inicia mais um grupo de trabalho em Garça.  Num trabalho continuo, com o objetivo de oferecer apoio aos pacientes usuários do tabaco, o grupo será o de número 121.

Durante os atendimentos é realizada uma abordagem cognitivo comportamental com apoio medicamentoso, para que se consiga reduzir a mortalidade causada pelo tabaco e reduzir a prevalência de fumantes.

Os encontros dos grupos acontecem sempre a partir das 18h30 nas dependências da USF Dr. Palermo (Rua Minas Gerais, 850) e são estruturados acordo com a capacitação e as instruções do Ministério da Saúde.

O psicólogo Paulino da Silva Oliveira Junior, salienta os malefícios do cigarro e convida todos a participarem do trabalho.

“Eu sempre digo que não é fácil. Não é chegar e ir deixando o vício. Existe todo um processo no qual alguns se superam mais fácil e outros, infelizmente, abandonam o vício e depois têm uma recaída”, disse ele.

Ainda assim, com toda dificuldade, Paulino frisa que o trabalho no grupo de tabagismo tem um papel importante para auxiliar aqueles que demonstram o desejo real de parar com o vício.

O profissional convida todos que queiram deixar de fumar, ou que queiram saber com o trabalho acontece, inclusive aqueles que, nessa luta que é diária, perderam uma batalha para o cigarro. Os interessados podem procurar as Unidades de Saúde de origem, bem como ir diretamente o Ambulatório de Tabagismo.

O único requisito para participar é o desejo de deixar de fumar. Caso a pessoa opte por ir até a Unidade de Saúde, ela preencherá a ficha clínica, fará um teste específico e terá o encaminhamento para o ambulatório, para a integração nos grupos de combate. No entanto, se optar por ir direto ao ambulatório, também será feito um trabalho com essa pessoa procedendo todos os encaminhamentos necessários. (Foto: Banco Mundial/ONU)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.