Lucas Dias
23/11/2018
Variedades 

Domingo é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Fundação Pró-Sangue realiza diversas atividades para aumentar a coleta.

Semana do Doador 2018 busca ampliar número de voluntários; estoques estão em situação crítica, com 50% abaixo do indicado

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é considerado a data mais importante para a hemoterapia brasileira. Por isso, a Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, presta uma homenagem aos cidadãos que se propõem a fazer doações.

Com início na última quarta-feira (21), a Semana do Doador de Sangue 2018 segue até o próximo amanhã (24). Além do tributo, a iniciativa tem o objetivo de ampliar a conscientização sobre a coleta de bolsas.

Neste momento, os estoques da Pró-Sangue estão em situação crítica, pois registram um patamar 50% abaixo do indicado. “As ações são extremamente importantes para enaltecer o ato de doar e de modo que continuemos a abastecer as mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Estado”, ressalta Sandra Esposti, médica da Pró-Sangue.

Criada em 1984, a fundação arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês. A instituição pública é responsável por 32% de todo o sangue consumido na capital paulista e na Região Metropolitana de São Paulo.

Quem visita os postos de coleta da Pró-Sangue conta com uma série de surpresas e é recepcionado de forma calorosa. Uma das ações da semana consiste no lançamento da campanha “Quem doa sangue sempre vence”, desenvolvida pela agência Betc/Havas, em uma iniciativa que pretende valorizar o doador de sangue.

A proposta é fazer com que as pessoas percebam a doação de sangue como um ato digno de reconhecimento. “Trata-se de algo fundamental, pois muitas pessoas em cirurgia e que lutam pela vida precisam dos doadores. Além do sangue de tidos os tipos, podemos aproveitar o plasma e as plaquetas, por exemplo”, acrescenta a médica Sandra Esposti.

A semana também reserva atrações para o público que passar pelos postos de coleta. Na homenagem aos doadores, a Pró-Sangue também conta com a PPI Brasil, a Embaixada Ativista Pela Paz e a Mack Color. Para a divulgação da Semana do Doador de Sangue, a Pró-Sangue conta com o apoio estratégico do Facebook, com a disponibilização de uma ferramenta de convocação de candidatos; do Hospital das Clínicas da FMUSP – NILO.

Nas ruas, a iniciativa tem apoio da JcDecaux, com os relógios de rua, e a Corrida Pela Doação de Órgãos, em que serão distribuídos folhetos sobre doação de sangue para os participantes do evento.


Como doar

O doador voluntário de sangue deve estar em boas condições de saúde, ir alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade precisam consultar o site da Fundação Pró-Sangue), pesar mais de 50kg e levar documento de identidade original, com foto recente, que permita a identificação do candidato.

De acordo com as recomendações, é bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação (no caso de bebidas alcoólicas, doze horas antes). Os cidadãos que apresentarem gripe ou resfriado não devem doar temporariamente. Mesmo que tenham se recuperado, precisam aguardar uma semana para que estejam novamente aptos à doação.

Outros impedimentos podem ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Contudo, os interessados podem acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação. A fundação alerta que o tempo de espera no atendimento é menor de segunda a sexta-feira.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.