Lucas Dias
19/11/2018
Garça 

Daniel Sorlando recebe Diploma de Atirador Destaque do Ano

No último dia 14 de novembro, foi realizada a 11.ª Sessão Solene da 2.ª Sessão Legislativa da 19.ª Legislatura. Numa sessão esvaziada de vereadores, somente Reginaldo Parente (PTB) e Rafael Frabetti (DEM) compareceram, sobraram elogios para o homenageado que contou com a presença dos familiares.

No último dia 14 de novembro, foi realizada a 11.ª Sessão Solene da 2.ª Sessão Legislativa da 19.ª Legislatura. Numa sessão esvaziada de vereadores, somente Reginaldo Parente (PTB) e Rafael Frabetti (DEM) compareceram, sobraram elogios para o homenageado que contou com a presença dos familiares. A Sessão Solene teve por objetivo a outorga do Diploma de “Atirador Destaque do Ano” ao Atirador Daniel de Oliveira Sorlando do Tiro de Guerra 02-014 de Garça.

Coube a Frabetti conduzir o homenageado à mesa e também ser o orador oficial. As primeiras palavras do vereador traduziram o espírito da noite.

“Quero pedir desculpas ela ausência dos colegas e dizer que a alegria da Casa é a mesma”, disse ele.

Segundo o edil, num momento em que se vê no país muitos problemas com a juventude brasileira, Sorlando não perde nada tentando ser o melhor.

“Você se destaca por algum motivo. Isso só mostra o preparo que você tem para estar aí. Que você guarde esse momento e leve isso como motivação em sua vida. Esse esforço te faz digno e responsável. Leve essa homenagem por toda a sua vida. Certeza que sua família está muito orgulhosa. Peço licença também para parabenizar os pais pela criação, nesse situação pela qual passa o país”, disse Frabetti, redobrando as felicitações ao atirador quando soube que a zelo de sua farda era feito por ele.

“É você que lava e passa?? Parabéns mais uma vez. Parabéns ao sargento, a família, parentes e desculpem as simples palavras”, falou.

Ao ocupar a tribuna o vereador falou sobre a bibliografia de Sorlando e alguns dos motivos que levaram o sargento Robert Trovão e os atiradores a o elegerem como Destaque do Ano.

O também, montador de cancelas, que há quase três anos trabalha na ACTON - Empresa de Eletroeletrônica foi escolhido por: ter sido julgado por seu comandante e pelos pares, o mais distinto atirador incorporado no corrente ano; por ter obtido o melhor conceito global, considerando-se os seguintes aspectos: resultados expressivos obtidos nas instruções, particularmente as de ordem unida, de tiro, comportamento, assiduidade e pontualidade, apresentação pessoal, incluindo a correção dos uniformes e espirito militar.

 

Sargento Trovão elencou as características do homenageado


Elencando algumas características do homenageado, o Chefe da Instrução, sargento Robert Trovão, frisou que era um prazer, como instrutor chefe, estar homenageando o Sorlando.

“Elenquei algumas características do Sorlando que observei durante o ano de instrução e colocarei aqui”, disse ele.

1.ª – A Versatilidade: “Ele sempre tem a solução para um problema. Esse camarada é impressionante. É monitor e monitor geralmente tem um zelo a mais pelo Tiro porque na minha ausência ele é o comandante Sorlando não me traz problema. Pode até trazer se ele não resolver, mas dificilmente ele não resolve. Ele traz a solução”

2.ª – Comprometimento: “Seu comprometimento com o TG, equivalendo dever.  Isso senhoras, de dever que falo, nem militar de carreira, às vezes tem. Tem militar que usa essa farda só para vestir, para ficar no expediente normal e agonizar 30 anos na força. Esse camarada tem um amor pelo Tiro, pelo Exército que é impressionante. Estou tentando utilizá-lo para esse fim e espero ser feliz em meus objetivos”

3. ª – Homem de poucas palavras: “Fala muito pouco e trabalha muito. Isso é outra característica de um militar competente. Cheguei a pensar que era mudo. Só se dirige a mim, quando eu me dirijo a ele. Característica boa.

4.ª - Trabalha demais: “Isso é muito importante”.

5.ª - Carisma: “Consegue ter o carisma de todos os pares. Tanto na horizontal e na vertical, isso é uma característica miliar que para mim tem que ser muito relevante. Quem trabalha no ombro a ombro, saber respeitar, saber admirar”

6.ª – Postura: “Ela é totalmente diferenciada. Tem toda a característica para ser um bom militar. Isso eu já falei para ele e já falei para os pais também. Se realmente for da vontade dele, tem todas as características para seguir carreira. Meu trabalho esse ano no TG também está voltado para isso, para ver quem realmente tem perfil e dentro das possibilidades a gente está trabalhando a cabeça dessa rapaziada também. Se os pais quiserem e apoiarem e se o próprio atirador quiser. O Sorlando já nasceu militar. Ele não sabe ainda, mas já nasceu militar”

7.ª - Voluntário para tudo. “Não importa onde e como. Foi um único atirador que passou por mim lá nesse ano que não pediu dispensa. Sempre fez o que fez, final de semana, nunca fez nada para querer algo em troca”

8. ª – Olhar diferenciado: “O olhar desse camarada fardado ele é diferenciado. É impressionante. Eu como mais velho a gente percebe quando o cara usa a farda porque realmente gosta. Exacerba isso ai, está na alma dele”.

9.ª – Exímio cozinheiro: “No começo fundo ele começaram a tirar serviço todo atirador queria tirar serviço com ele e eu não entendia. Depois entendi. Além de tudo é um cozinheiro de mão cheia.  É abençoado. Isso aí e uma característica que eu tentei, mas não consegui. Não sei cozinhar nem ovo frito”, falou o sargento Trovão, finalizando as características de Sorlando.

“Só tenho que agradecer por Deus e por todos senhores dos exércitos ter me dado a oportunidade de ter ombreado com tão nobre militar, apesar de nãos ser de carreira. Volto a dizer, tantos de carreira já passaram por mim e não tem essa responsabilidade, esse comprometimento. Você já nasceu com isso. Agradeço e parabenizo a sua família, principalmente a mãe Susi e o pai Geneval, pois é um projeto de vocês, eu só tive o prazer de ficar pouco tempo e o pouco tempo que fiquei com o Sorlando só tive, como pastor, que conduzir. Lapidei um pouco do que vocês fizeram até hoje. O que esse camarada é hoje, mérito dele, com certeza, mas 99% é mérito de vocês”, finalizou sargento Trovão.

 

 

Parente falou sobre oportunidades, caminhada e conselho


O vereador Reginaldo Parente afirmou ser uma satisfação presidir tal sessão e desejou que o homenageado viva o momento intensamente. Deixou para Sorlando uma reflexão sobre oportunidades, caminhada e conselhos.

“Escolha sua não foi em vão. Você fez por merecer e é uma honra estar aqui. Muita coisa passa pelo coração e mente da pessoa que, na gíria do militar, é vibrador. Eis aqui uma pessoa que vibrava com a bandeira do Brasil, vibrava com o verde oliva do Exército Brasileiro. É uma satisfação usar essa tribuna, presidir essa sessão e falar para você umas palavras que eu tenho certeza que vai guardar em seus coração. Esse momento é um momento impar na sua vida. Viva ele intensamente. Se o seu instrutor chefe e seus colegas o elegeram destaque certamente você fez por merecer. Honre esse título que foi outorgado para você.

Eu gostaria de dizer três palavras e sobre esses três pontos eu quero discorrer. Oportunidades. Caminhada. Conselho”, falou Parente.

1.º:  Oportunidades: “Olhe para frente, aquilo que passou, passou, não volta. Vislumbre as oportunidades que estão por vir. Não perca, agarre as de forma determinada para que você possa alcançar tudo aquilo que nós, e ai já falo em nome da comunidade garcense, em nome da tua família. Que nós esperamos que você alcance”

2.º: Caminhada: “Caminhe. Agora você pode olhar para trás um pouco. E olhar para o presente e também visualizar o futuro na tua mente. O teu caminho, o caminho que te espera, conduza essa caminhada de forma a deixar um legado de hombridade, de veracidade, de compromisso, de respeito, deixando um legado para aqueles que vem após você. E aonde você estiver que você venha impactar com a tua conduta, com a tua presença de forma a ser um diferencial “

3.º: Conselho: “Aproveite o tempo hoje e lance semente para que lá na frente você possa ter uma colheita abundante. Para que você possa falar realmente conquistei. Vi, vim e venci”

Falando ao sargento sobre o TG 02-014, Parente falou sobre o passado, que ele afirmou valorizar e, ciente de que não pode mudar o passado, frisou que “podemos valorizar as pessoas que fizeram uma história bonita”. Uma história que, segundo ele, teve como protagonistas o sargento Flores, o primeiro sargento Adib Mures Saker (seu instrutor), e ainda os instrutores Wilson Miyashiro, Israel Brilhante, Plínio Costa Nascimento e muitos outros.

“Em nome da comunidade reconheço cada um deles, reconheço o trabalho de cada um deles, que deixaram um legado em prol do nosso município. O TG 02 104, primeiro sargento Robert Trovão, é um marco na vida da comunidade garcense”, disse lembrando o trabalho de Trovão e o resgate de uma história com os Eternos Atiradores e os Atiradores Mirins.

Parente, ao se reportar, segundo suas palavras, ao presente, falou de todo o trabalho do Robert Trovão que, com excelência, tem conduzido o TG 02 014. Falou sobre a formatura dos atiradores que acontece no próximo dia 30 e disse que o sargento “forjou meninos, transformando-os em homens” e o monitor Sorlando era uma provas.

“Nesta noite eu não tenho dúvidas nenhuma monitor Sorlando que é um marco na sua história. Por isso se espelhe no seu instrutor chefe e avance e conquiste vitórias. Esse e é o nosso desejo”, disse o edil, voltando-se aos pais do homenageado e afirmando ser um momento especial na vida deles.

 

Amor pela farda


“Boa noite a todos, vai ser um marco na minha vida. Não sou de falar muito. Família e a base de tudo. Na pré seleção eu sempre falava para minha mãe que eu tinha medo de não passar por causa de altura e requisitos, mas Deus sabe quais são os seus propósitos. Quando entrei no Tiro de Guerra era para sentir como era o Exército. Se era isso que eu queria e, assim que eu peguei a farda foi uma coisa de louco, me transformei, senti uma coisa que nunca tinha sentido. Meus pais e meus irmão sempre me apoiando, dando certo ou não naquilo que ia fazer e o sargento também me apoiando e mostrando os caminhos das pedras. É o segundo pai que eu ganhei este ano. Quero agradecer o Eduardo, que está aqui representando meus 39 irmãos de farda. Minha família expandiu esse ano. Só tenho que agradecer”, finalizou Daniel de Oliveira Sorlando, Atirador Destaque do Tiro de Guerra 02-014 no ano de 2018.

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.