Lucas Dias
30/11/2018
Região 

20 alunos de escolas estaduais da região de Marília conquistam medalhas na Olímpiada Brasileira de Matemática

Vencedores vão participar do 14º Programa de Iniciação Científica Jr.; neste ano, dois professores também foram premiados na competição

A rede estadual na região de Marília fechou a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com 20 medalhas. São 18 de bronze, uma de prata e uma de ouro conquistadas por alunos do Ensino Fundamental Anos Finais – 6º ao 9º ano – e Ensino Médio. Em São Paulo, foram ao todo 723 vencedores. A lista com o resultado de todos participantes está disponível no site oficial da competição (www.obmep.org.br).

Neste ano, três escolas são destaques na região de Marília. As E.E. Parque das Nações (Bastos), E.E. Horário Soares (Ourinhos) e E.E. José Bonifácio do Couto (Alvinlândia). Dois estudantes de cada unidade foram premiados.

A OBMEP é dividida em duas etapas. A primeira fase, nesta edição aplicada em junho, traz 20 questões de múltipla escolha. Já a segunda, em setembro, é composta por seis itens discursivos. A disputa é aberta a alunos das redes municipais, federais e também particulares (nesse caso, há uma classificação própria).

Além das medalhas, os vencedores estão convidados para o 14º Programa de Iniciação Científica (PIC). Os interessados têm até 26 de fevereiro de 2019 para confirmar a inscrição. A iniciativa prevê encontros presenciais com orientação acadêmica e profissional e atividades virtuais com professores universitários. Os alunos recebem material didático e auxílio financeiro (bolsa mensal CNPq).

Professores premiados

Professores também foram finalistas na edição 2018 das Olimpíadas. Na região de Marília, Vanessa Prado Beraldo da Paz (E.E. Parque da Nações) e Zuleica Bonifácio Toledo (E.E. Horácio Soares) receberam diploma, livro de apoio à formação matemática e vaga no programa “OBMEP na Escola” do próximo ano.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.