Lucas Dias
22/10/2018
Garça 

Temporal deixa milhares de garcenses sem energia elétrica e sem água


Os números não foram definidos, mas milhares de garcenses ficaram no escuro no início da noite de quinta-feira (18). Em algumas residências a energia elétrica só voltou na madrugada de sábado. A falta de energia afetou a distribuição de água e as torneiras na Sentinela do Planalto ficaram secas.

Um forte temporal, com chuva e ventos fortes, atingiu mais de uma dezena de cidades do Centro-Oeste Paulista no final da tarde de quinta-feira (18). Em Garça milhares de moradores ficaram sem energia elétrica e, em algumas residências a luz só voltou na madrugada de sábado, dia 20. A falta de energia afetou a distribuição de água e os ventos fortes também causaram estragos.

De acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os ventos em Marília atingiram quase 79,8 km/h. O registro mais alto de vento forte aconteceu em Platina, com rajadas de 129 km/h.

Mesmo não sendo 13, a última sexta-feira, dia 19 de outubro, trouxe muitos infortúnios, conforme preconiza a superstição. A cidade ficou sem água e muitos garcenses ainda sentiram a falta de energia, que foi interrompida por volta das 18h30 de quinta-feira e só voltou, em muitos lugares, às 0h40 do dia 20 de outubro. Mais de 30 horas à luz de velas, faroletes, lanternas. A distribuição de água também foi afetada e as torneiras, que já vem numa rotina de contenção (e ‘pingação’) também secaram.

Num dia de muita conversa entre representantes do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE) e CPFL-Paulista, concessionária que atende Garça, foi informado que a volta do fornecimento de energia elétrica para a estação de captação de água B1 seria entre às 18 e 19 horas da sexta-feira (19 de outubro). Não foi o que aconteceu. A água voltou, de forma tímida e oscilante, já na madrugada do sábado. Muitos dormiram sem banho. No sábado, novamente, as torneiras secaram.

Com o restabelecimento da energia, a água teria que ser bombeada para a estação de tratamento e, após esta ação, enviada para a rede de distribuição.

A estação de captação B1 ficou sem energia elétrica desde a quinta-feira (18), às 18h30.

As ligações para o 0800 010 10 10 traziam, a cada hora, um momento de provável retorno da energia e o alvoroço nas casas se instalou. Por volta das 22 horas da quinta-feira, a energia voltou em alguns bairros. Moradores de trechos das ruas Dom Pedro II, Independência, Maria Izabel e de alguns trechos do Bairro Morada do Sol não tiveram a mesma sorte. Não entendiam o porquê de continuarem no breu.

“Levei meu aquário para a casa de minha irmã. Os peixes já estavam em fase de agonizar. Moramos apenas alguns metros de distância, mas na casa dela voltou a energia e na minha não”, falou Marlene Silva, moradora da Rua Dom Pedro II.

Também moradora na mesma rua, outra garcense (não quis que citasse o nome) amargou prejuízo em seu estabelecimento.

“Liguei várias vezes e a cada ligação davam uma hora diferente para o retorno. Numa das vezes que consegui falar com a atendente e não com aquela gravação, ela me disse que teriam 4 horas para atender minha solicitação. Isso foi por volta das 10 horas da sexta-feira (19). Ela me disse também que se eu quisesse abrir uma reclamação pelos prejuízos .... Só que ela também disse que eram muitas chamadas e que, dificilmente, daria para atender. A energia em casa voltou na madrugada do sábado, bem depois da meia noite do sábado”, falou a moradora.

Com bebê em casa, a moradora da Rua Independência levou a lanterna para carregar na casa da vizinha, cuja energia tinha sido restabelecida.

Na tarde de sexta-feira, dia 19, o Garça On Line entrou em contato com a assessoria da CPFL Paulista para abordar o assunto e saber o que de fato estava ocorrendo.

Em nota a assessoria informou que: 

“A CPFL Paulista informa que, a partir das 18h30 de ontem (19), houve a interrupção no fornecimento de energia para um grande número de clientes na cidade de Garça. A interrupção foi em decorrência do forte temporal que atingiu a região do município, com fortes ventos e descargas atmosféricas. A maioria dos clientes já foi religada, permanecendo apenas casos pontuais.”

Mesmo inquirido sobre o que aconteceu especificamente e sobre os casos pontuais, a Companhia salientou que tudo era decorrente do temporal.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.