Lucas Dias
11/10/2018
Variedades 

Supermercados têm melhor geração de empregos no mês de agosto em três anos

Acompanhando os bons números de empregos no país, setor acelera contratações, tem melhor resultado do ano e gera quase 4 mil vagas

Anúncio


Depois de mostrar reação em julho, após um primeiro semestre com aumento de postos de trabalho abaixo do esperado, o setor supermercadista manteve o bom desempenho em agosto e atingiu o melhor mês no ano ao apresentar crescimento de 3.918 vagas, conforme dados divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e analisados pela APAS – Associação Paulista de Supermercados.

“As contratações nos supermercados paulistas representaram cerca de 25% do total no estado de São Paulo no mês de agosto. Isso mostra o quanto o setor é o termômetro da economia e reflete primeiro tudo aquilo que acontece no Brasil”, comentou o economista da APAS, Thiago Berka.

O resultado apresentado em agosto foi o melhor do que o apresentado no mesmo mês dos três últimos anos. Em agosto de 2015 foram criadas 1.552 vagas; em 2016, outras 2.316 contratações; em 2017, tiveram 1.920 oportunidades.

9 (1)


Quando analisados os empregos gerados por municípios, a liderança segue com a capital, com 1.355 ou quase 34% do total no mês no estado. Sorocaba, Diadema, Campinas, Vinhedo, Sertãozinho, Itaí, Santo André, Ribeirão Preto e Penápolis, completam o cenário das dez cidades que mais criaram vagas em agosto.

10

Entre as subcategorias do varejo alimentar, supermercados e hipermercados criaram 2.725 vagas, também seu melhor resultado no ano e em 3 anos. Já os minimercados e mercearias tiveram um bom resultado para o ano, porém, o pior em nove anos para o mês de agosto. Atacados e atacarejos criaram 350 vagas e hortifrútis outras 186, o melhor desempenho em cinco anos para o mês.

11 (2)


Entre os principais empregos estão gerados estão:12 (2)

13 (1)

Nota Metodológica:

A Pesquisa de Emprego dos Supermercados apura mensalmente o comportamento do emprego no setor supermercadista através de dados do CAGED (Cadastro Geral De Empregados E Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. São coletados dados sobre a Admissão, Demissão, Saldo Mensal e Saldo Total de funcionários ligados a atividade supermercadista, e os indicadores apontam a evolução e o comportamento do setor ao longo do tempo.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.508 associados, que somam 3.363 lojas.

Sobre APAS Regional Marília - Na região de Marília, o setor emprega, aproximadamente, 9 mil colaboradores. E assim, o setor desponta como uma das principais atividades do comércio e do PIB da região. Só na cidade de Marília o setor fatura 30% da região e 0,50% do faturamento de todo o estado de São Paulo.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.