Lucas Dias
22/10/2018
Garça 

SAAE sentiu falta de energia: estações de captação ficaram paradas

Ventos fortes causaram falta de energia elétrica e consequente falta de água em Garça


Com o vendaval de quinta-feira, dia 18, as estações de captação de água B1, no Córrego do Barreiro e da B2, ficaram sem energia elétrica desde às 18h30, o que comprometeu o abastecimento de água na cidade. Os reservatórios, estavam praticamente vazios. Lembrando que o principal reservatório de água, de quatro milhões e oitocentos mil litros, está em reforma.

O diretor executivo do SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgoto), Ulysses Bottino Peres, explicou que para que o abastecimento de água fosse retomado era preciso que, primeiro, a normalização do fornecimento de energia elétrica, necessária para que as bombas funcionassem.

Diante das críticas de muitos munícipes, principalmente nas redes sociais, o diretor salientou que a falta de água, dessa vez, não era ocasionada pelos ligamentos que estão sendo feitos na cidade das novas redes de distribuição de água.

O fornecimento de energia elétrica voltou a estação de captação de água B1, do Córrego do Barreiro, por volta das 19 horas de sexta-feira. “Infelizmente, devido a problemas com a rede da CPFL, que fornece a energia elétrica em Garça, a B1 ficou 25 horas sem energia, e os reservatórios da cidade chegaram a zerar, ou seja, a capacidade de reservação de água foi toda utilizada neste período em que não houve captação de água”, colocou o SAAE.

De acordo com os técnicos da autarquia, a volta do abastecimento não é rápida pois, além de captar, a água tem que ser tratada, tem que encher os reservatórios para depois distribuir para a rede de abastecimento.

Por volta das 10 horas de sábado, 20, os reservatórios, que estavam zerados, atingiram mais de 60% de água tratada e os técnicos do SAAE estavam realizando algumas manobras para que água chegasse mais rapidamente às torneiras das residências, especialmente nos bairros mais altos da cidade.

Jardim Frei Aurélio, João Zapata e Monte Verde foram os locais que, segundo a autarquia, demoraria mais para que a água voltasse a chegar.

“O SAAE já está planejando soluções para minimizar os problemas. Um deles é a construção de um reservatório de água para abastecer o Frei Aurélio, o João Zapata e o Monte Verde. Isto deve acontecer no ano que vem. Uma outra ação deve ser o projeto de geradores de energia nas estações de captação B1 e B2. Assim, quando houver falta de energia elétrica, os geradores entrarão em funcionamento e a captação não será interrompida”, divulgou a autarquia.

Diante de tantas manifestações nas redes sociais, houve quem lembrasse o desperdício praticado por muitos moradores e quem cobrasse a efetiva fiscalização.

“Muita gente mandando fotos de pessoas lavando calçada, carros e até mesmo igrejas e outra até de uma escola que esvaziou a caixa d'água e soltou na rua, enquanto tem gente sem água a mais de 24 horas. Realmente é difícil essa situação. Foi divulgado que o SAAE estaria multando os casos de desperdício, vamos aguardar que a fiscalização seja feita, disse o vereador Pedro Santos em rede social.

Sem água até os peixinhos que ficavam no SAAE morreram por falta de oxigênio no tanque.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.