Lucas Dias
22/10/2018
Garça 

Relógios de computador e celular se adiantam, e muitos garcenses levantam uma hora mais cedo

O horário de verão neste ano só começará no dia 4 de novembro mas, para surpresa de muita gente neste domingo, 21, os relógios de computadores e alguns celulares amanheceram uma hora adiantados, porque pularam automaticamente para 1 hora quando deu meia-noite.

O horário de verão neste ano só começará no dia 4 de novembro mas, para surpresa de muita gente neste domingo, 21, os relógios de computadores e alguns celulares amanheceram uma hora adiantados, porque pularam automaticamente para 1 hora quando deu meia-noite. Com isso, a exemplo do que ocorreu em várias partes do país, muitos garcenses levantaram uma hora mais cedo neste domingo, 21. Levantaram com a sensação de ter “perdido” a hora.

É a segunda confusão em uma semana. Na segunda-feira, dia 15 de outubro, alguns aparelhos se adiantam e acordaram seus donos uma hora mais cedo. O erro ocorreu de domingo para segunda (14 para 15) porque foi exatamente no dia 14 de outubro que o horário de verão começou no ano passado.

Ao contrário da falha ocorrida na segunda-feira, 15, com usuários da TIM, o erro de ontem parece ser generalizado, com clientes de várias operadoras comentando sobre o problema. Alguns usuários relatam que o relógio voltou a mostrar a hora certa depois de desligar e ligar o celular. Outros contaram que deu para corrigir mudando o fuso para algum local próximo, ou ainda mudando as configurações para desativar o horário automático e colocar a hora manualmente.
Tradicionalmente o horário de verão começa à meia-noite do terceiro domingo de outubro, mas neste ano o início foi adiado para 4 de novembro, primeiro domingo após o segundo turno das eleições. A determinação foi dada pelo presidente Michel Temer ainda no final do ano passado. A data chegou a ser novamente postergada para o dia 18 de novembro, em razão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo mês, mas o governo recuou da decisão e manteve o dia 4 de novembro.

A mudança automática e equivocada neste início de domingo deixou muita gente confusa e encheu as redes sociais de comentários fazendo o assunto figurar entre os mais comentados no Twitter. Por volta das 6 horas, a maior parte das reclamações era de pessoas que acordaram uma hora mais cedo sem necessidade, seja para trabalhar, fazer prova (vestibulares) ou seguir rumo a outros compromissos. Também houve gente reclamando que chegou mais cedo a aeroportos e dos relógios de rua da cidade de São Paulo, por exemplo, da mesma forma antecipados.

Em Garça as reclamações nas redes sociais também proliferaram e nas ruas, muitos garcenses – principalmente os que ia para os compromissos religiosos – se viram perdidos.

“O culto começa às 8 horas e eu pensei que tinha perdido hora. Sai correndo de casa e ao chegar no ponto fiquei esperando a circular das 7h40 que nunca passava. Foi quando um motorista me falou do problema. Não era sete horas ainda e eu acabei vindo a pé”, disse uma garcense que, ao chegar na igreja se deparou com outras pessoas que tiveram o mesmo problema. (Foto Ilustrativa)




Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.