Lucas Dias
22/10/2018
Região 

Raio mata bois que estavam embaixo de árvore de sítio em Itatinga

A chuva que atingiu o Centro-Oeste Paulista no fim da tarde de quinta-feira (18) causou prejuízo para um produtor rural de Itatinga (SP). Um raio atingiu a propriedade e a descarga elétrica causou a morte de vários animais.

A chuva que atingiu o Centro-Oeste Paulista no fim da tarde de quinta-feira (18) causou prejuízo para um produtor rural de Itatinga (SP). Um raio atingiu a propriedade e a descarga elétrica causou a morte de vários animais.

Segundo o dono do sítio, sete bois morreram na madrugada de sexta-feira (19). Os animais estavam embaixo de uma árvore. Também no incidente, outro boi acabou com uma pata quebrada.

Segundo o pecuarista, o prejuízo estimado com a morte dos animais é de R$ 10,5 mil.

Em Marília, o vendaval deixou 35 mil moradias sem energia elétrica, segundo a concessionária CPFL. O vento forte derrubou dezenas de árvores, algumas retiradas do solo com a raiz. Casas e carros foram atingidos, mas não houve feridos. A estrutura de um posto de gasolina desabou. Na manhã de sexta-feira, 19, 27 mil famílias ainda esperavam o restabelecimento da energia. Estoques de vacinas que estavam em unidades de saúde precisaram ser removidos. Alguns postos funcionavam com auxílio de geradores. Com o desligamento das bombas do sistema de captação, bairros da cidade estavam sem água.

A força do vento virou um barco de pesca no Rio Tietê, em Pongaí. Os três ocupantes conseguiram nadar até a base de uma ponte e foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, sem ferimentos.

Em Ourinhos, segundo a CPFL, cerca de 2,3 mil clientes, ou 5% do total atendido pela concessionária, ficaram sem energia desde o final da tarde.

Em Echaporã, foram mais de 20 árvores caídas, sendo uma delas sobre uma escola e várias casas destelhadas. Também não houve feridos.

De acordo concessionária Energisa Sul-Sudeste, chuva forte acompanhada de ventos e raios atingiu os municípios de Tupã, Bastos, Paraguaçu Paulista, Quatá, Lutécia, Assis, Cândido Mota, Tarumã, Palmital, Salto Grande e Ribeirão do Sul

Nestas cidades, o vento jogou galhos e objetos sobre a rede de energia, que causaram o rompimento de cabos com queda de energia em vários pontos destas cidades. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o vendaval teve mais força em Planaltina, onde foram registradas rajadas de mais de 120 km/h. Em Marília, os ventos atingiram 79 km/h. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou também alta incidência de raios na região durante o temporal.  (Foto: Ibraim Noé de Oliveira/Arquivo pessoal)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.