Igreja Matriz volta a ficar fechada até novembro, quando reabre definitivamente
A Igreja Matriz de São Pedro abriu durante todo o final de semana, mas suas portas tornaram a se fechar nesta segunda-feira. Como já havia previsto Padre Anderson Messina Perini, a reabertura total da igreja deve acontecer no início de novembro.
No dia 12 de outubro houve o retorno na igreja para a celebração de Nossa Senhora.
A Igreja Matriz de São Pedro abriu durante todo o final de semana, mas suas portas tornaram a se fechar nesta segunda-feira. Como já havia previsto Padre Anderson Messina Perini, a reabertura total da igreja deve acontecer no início de novembro.
No dia 12 de outubro houve o retorno na igreja para a celebração de Nossa Senhora. Dia 13 de outubro, sábado, foi a Ordenação Sacerdotal do Diácono Rafael e ontem, dia 14 de outubro a celebração de sua primeira missa. As portas da Matriz se fecharam novamente para reabrirem em novembro.
“A gente só retorna definitivamente no mês de novembro, lá para o dia 1.º de novembro. Até lá já vai terminando a parte externa. Na parte externa a gente vai restaurar a passarela aonde dá acesso à porta principal e vamos fazer o calçamento ao redor da igreja. Onde não puder terminar agora vamos deixar a terra e plantar gramado, para ficar a questão da praça para o próximo ano. Mas a gente vai deixar a praça limpa, bonita para poder usar”, explicou Padre Anderson.
As ações sociais e a colaboração da população foram importantes para que a igreja angariasse os recursos necessários. A participação da Diocese de Marília também foi fundamental, financeiramente, em todo o processo.
“Na parte financeira nós conseguimos o dinheiro por meio de ajuda, sobretudo por meio da Diocese. A Diocese de Marília ajudou-nos com dinheiro. Nós arrecadamos cerca de 300 mil reais com a Festa da Cerejeira e a promoção do carro e isso não era suficiente. Peço que a população, que o garcense, que quer a Igreja Matriz pronta que não deixe de colaborar, que continue contribuindo com a reforma da Matriz”, pede o padre.
Segundo ele, os trabalhos serão finalizados e tudo estará pago, mas se faz necessário retornar o empréstimo à Diocese.
Está prevista uma segunda tarde de lazer para o dia 25 de novembro no Clube da Terceira Idade, com prêmios, semelhando a realizada no início do ano.
“Estamos ainda na fase de benfeitores e patrocinadores, grupos de família, patrocinadores, empresários, comerciantes, sobretudo que queiram comprar um número da cartela para que a gente faça ai o sorteio e também propague os nossos benfeitores e patrocinadores”, falou o pároco.
Sem precisar quanto ainda falta para finalizar o trabalho de reforma, padre Anderson disse que no total os trabalhos já ficaram em quase dois milhões de reais. Embora o valor assuste alguns, ele significa uma economia de quase 100% em relação as previsões iniciais. Foi preciso mudar os projetos.
“Se fossemos fazer o projeto anterior ela ficaria em torno de 4 milhões de reais. Nós enxugamos e ficou dentro do previsto mesmo. Não excedeu porque a gente não demorou, porque o projeto é do ano passado, que a gente restaurou a igreja. Foi tudo dentro de um projeto de remodelação”, disse ele.
Padre Anderson disse que foi feito um projeto de restauração e também de atualização da fachada.
“Demos mais imponência, colocamos aquela janela redonda que chama-se rosácea e ali vão colocar vitrais, então ela vai ficar com uma beleza diferente de anteriormente. Colocamos também uma tinta mais especial dentro da igreja, com um tipo de revestimento em areia que chama granfino. No dia 12 a pintura vai pronta. Hoje (dia 29 de setembro), faltam duas paredes para serem pintadas”, observou ele.
A finalização costuma ser morosa em função dos detalhes que levam mais tempo, mas no caso da igreja está indo rápido, pois, segundo padre Anderson, havia planejamento e também recursos.
“A previsão para novembro é que a igreja esteja toda pintada por fora e o calçamento pronto”, frisou ele
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.