Lucas Dias
22/10/2018
Garça 

Faustino Ranieri: projeto que lhe confere Título de Cidadão Garcense será votado hoje


A última matéria da noite, dia 22 de outubro, é o Projeto de Decreto Legislativo 13/2018, de autoria do vereador Pedro Santos (PSD) que concede o título de Cidadão Garcense a Faustino Fernandes Ranieri.

A última matéria da noite, dia 22 de outubro, é o Projeto de Decreto Legislativo 13/2018, de autoria do vereador Pedro Santos (PSD) que concede o título de Cidadão Garcense a Faustino Fernandes Ranieri.

Conhecida figura na cidade e na região, principalmente pelos seus versos rimados, Faustino Fernandes Ranieri, ou simplesmente o Poeta, deve receber o Título de Cidadão Garcense. Depois de uma pesquisa em rede social, que confirmou a empatia e simpatia que o garcense tem pelo Poeta, o vereador Pedro Santos (PSD) apresentará o Projeto de Decreto Legislativo, concedendo a honraria.

Faustino, que muitos acreditavam ser garcense, nasceu em 2 de agosto de 1956, em uma fazenda na cidade de Quintana. Aos seis anos mudou-se com a família para um sítio na cidade de Gália. Filho de Joana Dolores Fernandes e Carmine Ranieri ele teve oito irmãos: Olímpio Ranieri, Célia Ranieri, Graça Ranieri, Carmo Ranieri, Luiz Bento Ranieri, Teresa Ranieri, Antônio Ranieri (in memoriam) e Aparecido Ranieri (in memoriam).

O Poeta casou-se em 14 de junho de 1986 com Neuza Maria de Souza Ranieri com quem teve três filhos: Alex de Souza Ranieri, 31 anos, Advogado, casado com Janaina Lopes Rocha Ranieri; Alexandre de Souza Ranieri, 30 anos, Servente de Pedreiro, casado com Tamiris do Santos Medeiros Ranieri e João Paulo de Souza Ranieri, 28 anos, Motorista, casado com Suelen Cristina da Silva Fernandes Ranieri.

O homem das rimas, que trafega pelas ruas da cidade, vendendo versos e picolés, é avô de Brian - 1 ano -, filho de Alexandre e Théo de apenas 2 meses, filho de Alex.

Prova de que para ser poeta, não precisa ser letrado, Faustino estudou até a 4ª série do Ensino Fundamental na fazenda São Miguel, ocasião em que teve que abandonar os estudos para ajudar sua família nos trabalhos da lavoura. Aos oito anos de idade descobriu seu talento com as palavras quando, observando flores no campo, fez sua primeira rima. A partir daí começou o gosto pela poesia. Por ter facilidade em rimar, fazia versos para seus pais, irmãos, vizinhos e amiguinhos. Alegrava a vida de todos a seu redor com suas rimas. Para ajudar no orçamento doméstico no ano de 1993, Faustino, começou a vender legumes e hortaliças que produzia em seu sítio, na cidade de Garça. Isso era feito durante a semana. Aos finais de semana vendia amendoim e paçoca no lago artificial.

Durante muito tempo levou suas mercadorias em sacolas até que, teve condições, e comprou um carrinho de feira para facilitar o transporte dos produtos.

Em 2005 se tornou membro da APEG (Associação dos Poetas de Garça), e por incentivos de Lettério Santoro e do escritor e poeta Luiz Maurício Teck de Barros, escreveu seu primeiro livro, chamado Lavrador e Sua Poesia, publicado em 2008.

No ano de 2012 mudou-se para a cidade de Garça onde reside com sua esposa. O segundo livro foi publicado em 2015, chamado Poeta de Garça. Obra organizada Luiz Maurício Teck de Barros.

Faustino é considerado uma celebridade e foi entrevistado pelo programa Revista de Sábado, da TV TEM e matéria de capa das revistas VIA MAX e DESTAK. Faustino Fernandes Ranieri é conhecido de toda população de Garça, por seu carisma e humildade que são marcas características do Poeta.

“É por tudo isso, que proponho esta homenagem deste legislativo ao senhor Faustino Fernandes Ranieri”, colocou Pedro Santos.

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.