Lucas Dias
17/10/2018
Garça 

Começa amanhã o VII Encontro dos Cafeicultores da Região de Garça

Acontece amanhã, dia 18 de outubro, às 19 horas, o lançamento oficial do VII Encontro dos Cafeicultores da Região de Garça no Teatro Municipal.

Acontece amanhã, dia 18 de outubro, às 19 horas, o lançamento oficial do VII Encontro dos Cafeicultores da Região de Garça no Teatro Municipal. O encontro acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de outubro, e os organizadores prepararam uma extensa programação para o evento que acontecerá na sede da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil – em Garça.

O evento tem promoção da Casa da Agricultura de Garça com apoio da Prefeitura Municipal e CONAB.

A programação terá palestras técnicas mostrando as últimas novidades da cafeicultura, exposição de máquinas e implementos e, como novidade, o 1º concurso qualidade do café da região de Garça, com promoção da GSCA - Garça Specialty Coffee Association.

As inscrições para o concurso se encerraram no dia 1º de outubro. As amostras foram separadas pela CONAB e enviadas para análise técnica da UFLA - Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais. Não haverá nestas amostras a indicação do produtor, ou seja, a análise será feita "às cegas".

As amostras dos 10 melhores cafés serão enviadas de volta a Garça e, nos dias do Encontro, haverá um camping com os produtores e uma rodada de negócios entre os interessados.

Amanhã, às 19h00, acontece o lançamento oficial do projeto da IG - Indicação Geográfica - Cafés da região de Garça. 

Para esta solenidade foram convidados os prefeitos, secretários de agricultura e secretários de desenvolvimento econômico de todos os nove municípios que participam do projeto: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália, Garça, Lupércio, Marília, Ocauçu e Vera Cruz.

Também devem estar representantes do SEBRAE, que é parceiro no projeto, e interessados no assunto.

Segundo informações do site do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial - a Indicação Geográfica é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. No Brasil, ela tem duas modalidades: Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP).

Em Garça e região o reconhecimento através da IG fortalecerá a cultura e melhorará as condições de mercado dos café aqui produzidos, desde que atendam às exigências,

As empresas Adama, Stoller e Syngenta terão espaço na programação apresentando seus produtos.


 

Programação de palestras para o dia 18 de outubro:

08:30 às 08:40 - Abertura - João Carlos dos Santos - Prefeito de Garça

08:40 às 08:50 - Rubens Cruz Praude - Unidade Armazenadora de Garça da CONAB 

08:50 às 09:00 - Thaís Prado Ferrari - Credicitrus Garça

09:00 às 10:00 - Roberto A. Tomaziello – IAC Campinas - Recomendações para adubação e calagem do café

10:15 às 11:15 - Ms. José Luiz da Silva - FMC Agricultura Solutions - Manejo de pragas na cultura do cafeeiro

13:15 às 14:15 – Milton Verdade - Gestão da propriedade agrícola

14:30 às 15:30 – Degustação de café e visita a stands

15:30 às 16:30 – Carlos Eduardo Lucas e Augusto de Souza Nardo – John Deere – Grupo Itaeté – Agricultura de precisão

As empresas Credicitrus Garça, BASF, Corteva, Bayer e FMC terão espaço na programação apresentando seus produtos.

No dia 18 a partir das 19:30 h, haverá um evento integrado. No Teatro Municipal teremos a premiação para os 3 melhores produtores do 1º concurso qualidade do café de Garça e região, uma promoção da GSCA - Garça Specialty Coffee Association. E também o lançamento oficial do projeto da IG - Indicação Geográfica - Cafés da região de Garça. 

Para esta solenidade serão convidados os prefeitos, secretários de agricultura e secretários de desenvolvimento econômico de todos os nove municípios que participam do projeto: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália, Garça, Lupércio, Marília, Ocauçu e Vera Cruz.

Também devem estar representantes do SEBRAE, que é parceiro no projeto, participantes do VII Encontro de Cafeicultores da Região de Garça e os interessados no assunto.

 

Programação de palestras para o dia 19 de outubro:

09 às 10:00 – Dra. Adriana N. Martins – Apta Unidade de Marília – Avaliação de variedades de café na região

10:15 às 11:15 – Dr. Gerson Giomo – IAC Campinas – Pós colheita do café

13:00 às 14:00 – Jordi Pou – Coffee Center – Girona/Espanha – Café da região de Garça

14:15 às 15:15 – Degustação de café e visita a stands

15:15 às 16:30 – Dr. Paulo Henrique Leme – UFLA – Universidade Federal de Lavras/MG – Região de Garça rumo ao IG – Indicação Geográfica

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.