Lucas Dias
15/10/2018
Garça 

Centenas de garcenses foram às ruas na Procissão de Nossa Senhora

Além da homenagem à Padroeira do Brasil, a comunidade católica em Garça festejou a reabertura (ainda que temporária) da Matriz de São Pedro que está fechada desde 2011. Milhares de fiéis participaram da celebração. Uns sentaram nos bancos. Outros em cadeiras. Outros ainda se acomodaram no chão. Todos mantiveram a fé.

Na última sexta-feira, 12 de outubro, centenas de garcenses foram às ruas acompanhar a Procissão de Nossa Senhora Aparecida. O sol e o calor fortes que reinavam no céu às 9 horas não foram empecilhos para que os fiéis participassem neste dia 12 de outubro da Procissão em homenagem a Nossa Senhora da Aparecida em Garça. O cortejo, acompanhado dos garcenses, entre eles muitas crianças, visto que também era comemorado o Dia das Crianças, saiu da Capela de Nossa Senhora Aparecida chegando até a Rua Carlos Ferrari. A Procissão chegou até à passarela da Matriz de São Pedro, que depois de 7 anos, foi reaberta para receber o público. No interior da igreja, muitos fiéis, que não acompanharam a procissão, já aguardavam o cortejo. O espaço foi pequeno, mas todos puderam participar da missa celebrada em homenagem à Santa.

“A igreja parece tão grande, mas hoje ficou pequena”, disse um dos fiéis.

O pároco Padre Anderson Messina Perini, ao iniciar a procissão, pediu que os fiéis que não se alvoroçassem que haveria lugar para todos.

“Não precisam correr. São 720 lugares. Haverá lugar para todos. Quem não sentar-se nos bancos, temos ainda as cadeiras. Caberão todos”, disse ele, mas numa fala intuitiva completou “Se não couber .......”.  Mas coube.

Além da homenagem à Padroeira do Brasil, a comunidade católica em Garça festejou a reabertura (ainda que temporária) da Matriz de São Pedro que estava fechada desde 2011. Milhares de fiéis participaram da celebração. Uns sentaram-se nos bancos. Outros em cadeiras. Outros ainda se acomodaram no chão. Houve quem acompanhasse a celebração do lado de fora. Todos mantiveram a fé.

Abriu-se um espaço no corredor para que a imagem de Nossa Senhora chegasse até o altar. Depois, com autorização de Padre Anderson, o corredor também foi ocupado por aqueles que não conseguiram um lugar para sentar.

O pároco se surpreendeu com o número de fiéis e foi preciso conter alguns que tentaram, com cadeiras e tudo, ir para o piso superior.

Apesar da fé, deve ser mantida a prudência e um dos padres solicitou que todos descessem, pois o espaço não estava liberado pelo Corpo de Bombeiros.

Muitos garcenses não contiveram as lágrimas.

“É muita emoção ver a Matriz aberta depois de tanto tempo e com tanta gente. Isso me deixa muito feliz e emocionada”, disse uma paroquiana, chorando.

Em Jafa as festividades também foram intensas. Às 16 horas houve carreata, saindo da Paróquia de São Pedro Apóstolo seguindo até o distrito, onde às 17 horas aconteceu a Missa Solene. Já a parte festiva aconteceu com a tradicional quermesse com a Banda Mamão com Açúcar e todos puderam se divertir.

Vale lembrar que Nossa Senhora Aparecida é Padroeira do Brasil e muitos são seus devotos. O dia foi marcado pela espiritualidade e pelas demonstrações de fé do garcense. O som dos rojões pode ser ouvido, de forma espaçada durante todo o dia, embora o ponto alto tenha sido ao meio dia, quando uma saraivada de sons cortou os céus garcenses. Fieis de todos os cantos da cidade prestaram homenagens as santas e, em várias casas, os fogos de artifício, se fizeram presentes, mesmo sendo proibido através de lei municipal.

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.