Lucas Dias
12/09/2018
Garça 

Santa Casa explica sobre obrigatoriedade de apresentação de documentos


Seja para a primeira vez, sejam outras vezes, hospital precisa da apresentação de documentos como o Cartão SUS, RG e CPF


O sistema informatizado do cadastro de pacientes atendidos em todos os setores da Santa Casa de Garça (Hospital São Lucas) – recepção para Internação, exames, Raio X, Ortopedia, etc.,-  exige que no primeiro atendimento ou mesmo o paciente que já tenha sido atendido em tempos anteriores, apresente documentos pessoais como o Cartão do SUS, o RG e o CPF.

Segundo assessoria da Santa Casa, o sistema é complexo e detalhado na comparação com outros utilizados no passado, pois exige o preenchimento (inserção) de algumas informações, com mais detalhes, configurando-se também melhor atualização dos dados das pessoas que um dia já foram atendidas no hospital.

Outro motivo é para a comprovação de que quem está ali para atendimento, é mesmo a pessoa que o cadastro está mostrando.

“A administração da Santa Casa de Garça atende à exigência da ANS (Agência Nacional de Saúde). É importante destacar que o tempo de preenchimento desse cadastro (para emissão de uma FAA- Ficha de Atendimento Ambulatorial, por exemplo), acaba sendo um pouco maior que o de costume e, para esta situação, é preciso que cada um que comparece ao hospital compreenda que isso ocorre para que se garanta maior precisão no registro e atualização das informações. Qualquer divergência de informação pode deixar o hospital impedido de receber pelo atendimento oferecido”, relatou a assessoria.

É obrigatória a apresentação de documentação específica – RG, CPF, o número do CNS (Cartão Nacional de Saúde), constante no “Cartão do SUS”, emitido pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Quem ainda não tem o Cartão do SUS, deve solicitá-lo na UBS da região em que mora.

Quando do atendimento de menores de idade, é necessária a apresentação de Certidão de Nascimento, se ainda não tiver sido emitido o RG.


Conforme explicado, o ideal é que cada pessoa, em sua casa ou trabalho, mantenha seus documentos e dos filhos com acesso fácil para caso precise de um atendimento de saúde, possa apanhá-los de forma rápida e levá-los consigo ao hospital, UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), Unidades Básicas de Saúde e “Postão” (Centro de Especialidades).

O sistema de cadastro de pacientes passa a ficar mais detalhado, facilitando, em médio prazo, a interação de informações entre o hospital, a Secretaria Municipal de Saúde, as Unidades de Saúde ou a UPA, pois ficará mais fácil a transmissão de dados que irão auxiliar o atendimento em qualquer local e situação, dentro ou fora do Município.

O que ocorre muito é serem detectadas informações diferentes entre o cadastro do Cartão SUS ou no cadastro do hospital, por exemplo, e os números constantes nos documentos pessoais. Ou seja, as informações prestadas antes estavam incorretas. Isto porque as primeiras informações podem ter sido “de memória”, sem os documentos em mãos.

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.