Lucas Dias
14/09/2018
Garça ACIG 

Dia do Cliente é comemorado neste sábado em todo o Brasil: Acig parabeniza cliente de Garça e região


Amanhã, dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente em todo o Brasil.

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Amanhã, dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente em todo o Brasil. Não é feriado e talvez muitos nem façam menção a data, mas o dia foi criado para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores.

De acordo com Fábio Dias, gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig) o cliente, na verdade, é o ponto chave de todo o processo.

“É comum ver a Associação realizando eventos, palestras, workshops voltados para o lojista. Nos próximos dias 25 e 26 de setembro teremos um curso de vitrinismo, mas tudo isso na realidade tem por objetivo alcançar as expectativas do cliente. Cada dia ele se torna mais exigente, mais inteirado, mais conciso e o lojista precisa, constantemente, se aperfeiçoar para acompanhar esse novo perfil de cliente”, disse o gerente.

De acordo com o presidente da Associação, João Francisco Galhardo, a premissa de que o cliente sempre tem razão, nunca foi tão verdadeira.

“Nosso público, nosso associado é o lojista, o comerciante, e a Associação se coloca numa posição ímpar. Nosso compromisso é e sempre será com os clientes, pessoas que respeitamos e admiramos. Nossos associados são nossos clientes. Por outro lado, o que fazemos por eles e com eles, reflete diretamente em seus clientes, que é a mola propulsora dos negócios. Não adianta ter o que vender, sem ter para quem vender”, falou Galhardo.

Segundo ele, é uma engrenagem, cujos elos não podem ser quebrados.

“Buscamos atender as necessidades de nosso cliente para que ele atenda as expectativas dos seus”, finalizou o presidente.

Dias e Galhardo parabenizam os clientes de Garça e região que, apesar da crise financeira, ainda incentivam o comércio local.

 


Origem do Dia do Cliente


O Dia do Cliente foi criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos.

Sua ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores.

O Dia do Cliente foi oficializado no Rio Grande do Sul em 2003, mas atualmente já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios.

Já o dia Mundial do Consumidor é comemorado no dia 15 de março. O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores. Depois de 23 anos da ação de Kennedy, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por Kennedy

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País, que começou com a vigência da Lei Delegada nº 4, de 1962, e se fortaleceu em 1976, com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo. Isso serviu de incentivo e modelo para a criação dos demais Procon’s do País, inclusive o de Santa Catarina, em 1988.

 


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