SAAE inicia hoje reforma no maior reservatório de água de Garça
Hoje, dia 6 de agosto, o Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE) deve iniciar as obras de reforma no maior reservatório de água na cidade.
Hoje, dia 6 de agosto, o Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE) deve iniciar as obras de reforma no maior reservatório de água na cidade. Em coletiva realizada no último dia 30 de julho, o prefeito João Carlos dos Santos, falou sobre as obras da Funasa - Fundação Nacional de Saúde - que continuam no município com a substituição da rede de abastecimento de água e construção de novos reservatórios, como também do investimento de 20 milhões de reais em saneamento básico.
O prefeito falou sobre a reforma da estação elevatória do Córrego Barreiro, no bairro Paineiras, do emissário de esgoto no Bairro Morada do Sol, da reforma da ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto - do rio do Peixe e do Tibiriçá, a contratação dos planos de estudo para a nova estação de tratamento de esgoto do distrito de Jafa e do início da reforma do principal reservatório de água de Garça, que começa hoje.
O reservatório, que é subterrâneo e tem capacidade para 4.800.000 (quatro milhões e oitocentos mil litros), mas há algum tempo não trabalha com toda sua capacidade devido às rachaduras que existem na estrutura. Com os problemas existentes sua capacidade cai para, no máximo 3.000.000 (três milhões) de litros de reserva.
O diretor superintendente do SAAE, Ulysses Bottino Peres deu mais detalhes sobre as obras. Segundo ele, o reservatório começou a ser esvaziado na semana passada. Também será realizada a limpeza das estações de tratamento do Tibiriçá e Peixe.
Durante a coletiva o prefeito elogiou o reservatório, construído na década de 60 (inaugurado em 1961), João Carlos comentou que atualmente, pelo uso, pela degradação, hoje o reservatório é um dos grandes problemas para a autarquia.
“É um problema que remonta de grande tempo, a reforma do reservatório enterrado de 4.5 milhões de litros que fica junto a ETA. É um reservatório antigo. Naquela época toda estação de tratamento, todo sistema de tratamento de água nosso, foi muito bem dimensionado, muito bem executado, só que o tempo passou e esse reservatório apresenta alguns problemas. Ele representa praticamente pouco mais de um terço da capacidade de reservação nossa, quase a metade e nós estamos subutilizando ele em função das deficiências de estrutura. Esse é o reservatório que vai nos causar problema agora, as obras devem começar nesta segunda-feira (dia 6 de agosto) então vamos ter que esgotar esse reservatório. Nos momento de pico vamos ter a disponibilidade de uma volume menor de reserva. Esse é o primeiro dos investimentos que está eleito entre os 20 milhões de investimentos. Vamos gastar na reforma 600 mil (exatos R$ 500.000,32)”, disse o prefeito.
Segundo João Carlos, uma das preocupações pertinentes nesse plano de investimento é que que hoje praticamente 100% da água de Garça é coletada de água de superfície. Garça é um dos poucos municípios (se não o único) que ainda tem 100% da água captada de superfície.
O principal fornecedor é a Bacia do Córrego do Barreiro (que pertence ao sistema Aguapeí), e o grande problema é a preservação e a manutenção das estruturas.
“A gente sabe que com o decorrer dos anos, fomos utilizando isso de uma forma muito intensa e, às vezes, faltou um pouco de atenção para a preservação. Então temos que ter um olhar para o futuro, porque temos uma dificuldade imensa. Se o nosso consumo aumentar 10, 15, 20 % nos próximos anos, teremos dificuldade de captação, porque o recurso que nós temos disponível é limitado. Então precisamos trabalhar urgentemente em possibilidade de outras fontes de captação. Dentro desse projeto de 20 milhões também inclui novas fontes de captação de água para o sistema de tratamento”, disse ele.
Segundo o diretor-executivo do SAAE, é preciso que a população economize água até que os trabalhos finalizem.
"Será uma obra de cerca de 120 dias. Durante o período de reforma nós pedimos aos munícipes que economizem água, evitando lavar quintais, frente de residências e empresas, seus carros e motos, para que não falte água para beber, para cozinhar, para tomar banho. Só com o esforço coletivo não teremos racionamento", reforçou Ulysses.
Para diminuir os problemas com a reforma do reservatório o prefeito cita algumas medidas alternativas como colocar todas os reservatórios novos em plena utilização.
“Um deles é o reservatório que está na ETA e o outro é o reservatório da Garcafé. Isso tende a minimizar alguns problemas pontuais que podemos ter. Também não queremos implantar o caos. Por isso precisamos conscientizar as pessoas a contribuir, pois se ela não contribuir aumenta o risco de termos possíveis faltas principalmente nos momentos de pico”, falou o prefeito.
De acordo com o diretor da autarquia, a estimativa atual é que 15% da água tratada que entra no reservatório se perde. Isso dá em torno de 720 mil litros por dia.
“Considerando ainda que existam perdas na rede de distribuição, nós podemos abastecer mais 13 mil famílias, 13 mil lares. Só com a melhoria do reservatório”, disse Peres.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.