Lucas Dias
17/08/2018
Garça 

Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite acontece neste sábado

Amanhã, dia 18 de agosto, acontece o “Dia D de vacinação” contra sarampo e poliomielite em Garça.

Amanhã, dia 18 de agosto, acontece o “Dia D de vacinação” contra sarampo e poliomielite em Garça. Durante todo o dia, os pais deverão levar os filhos de um ano até menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) às Unidades de Saúde da Família (USF) das 8 às 17h.

Até o dia 31 de agosto as crianças devem ser levadas a uma unidade de saúde, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. A imunização é importante para evitar o retorno da poliomielite (paralisia infantil) e surtos de sarampo, doença que pode comprometer o sistema imunológico, provocar infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas, neurológicas, entre outras.

No último dia 4 (sábado), um as unidades de saúde em Garça também ficaram abertas para proceder a imunização, antecipando a campanha nacional que iniciou no dia 6 de agosto.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Melissa Moretti Ferreira Cunha, a Secretaria de Saúde decidiu antecipar o início da campanha com o objetivo de “facilitar que os pais e os responsáveis levem as crianças nas unidades”.

“O objetivo é vacinar realmente todo esse público, reduzindo os riscos da reintrodução dessas doenças. Atualmente o Brasil está enfrentando dois surtos da doença, no Amazonas e Roraima. São casos importados, provavelmente da Venezuela. Por isso temos que ficar muito atentos, não deixando de vacinar as crianças”, disse Melissa.

A enfermeira destacou a importância dos pais levarem as cadernetas de vacinação dos filhos, porque através dela, os profissionais verificarão a necessidade de outras vacinas. 

“Se for verificada a falta de alguma outra vacina, ela poderá ser aplicada nesta oportunidade. Os profissionais aproveitam esse momento para atualizar a caderneta de vacinação das crianças.”

Depois de quase dez dias do início da campanha de vacinação, 84% das crianças ainda não foram vacinadas contra pólio e sarampo. O balanço preliminar do Ministério da Saúde mostra que, até a última terça-feira (14), foram aplicadas 3,6 milhões de doses das vacinas contra pólio e sarampo em crianças de todo o país.

O volume representa pouco mais de 16% do público-alvo da campanha de imunização contra as duas doenças. A expectativa do ministério é vacinar pelo menos 11 milhões de crianças de 1 a 5 anos incompletos até o dia 31 de agosto, data de encerramento da campanha, iniciada no dia 6 deste mês.

Até o momento, os estados que apresentam melhor cobertura vacinal para pólio e sarampo são Rondônia e São Paulo. Os que estão com índices mais baixos são Amazonas e Roraima, justamente os estados que sofreram com surto de sarampo nos últimos meses devido à importação de um vírus que circula na Venezuela e tem causado um surto no país vizinho desde o ano passado.

O Ministério alerta os pais que a vacina é a forma mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças, que já eram consideradas eliminadas no país. Para garantir a cobertura total contra o sarampo, mesmo as crianças de até 5 anos que já tomaram alguma dose das vacinas poderão ser imunizadas com a vacina tríplice viral.

No caso da poliomielite, crianças que nunca tomaram nenhuma dose na vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já as crianças menores de cinco anos que já tomaram pelo menos uma dose da vacina, receberão apenas a gotinha (Vacina Oral Poliomielite).

O Dia D da mobilização nacional será amanhã, 18 de agosto. Segundo o Ministério da Saúde, 996 municípios ainda não enviaram dados sobre o andamento da primeira semana da campanha.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.