Tiro de Guerra em Garça realiza “Operação Alvorada”
No último sábado, dia 21 de julho, o Tiro de Guerra 02-014 de Garça em parceria com o TG 02-059 da cidade de Marília deu início a Operação Alvorada.
No último sábado, dia 21 de julho, o Tiro de Guerra 02-014 de Garça em parceria com o TG 02-059 da cidade de Marília deu início a Operação Alvorada. Segundo informado pelo Chefe de Instrução do TG de Garça, primeiro sargento Trovão, ainda bem cedo, por volta das 4h30 os atiradores partiram de Garça para a cidade de Marília. De lá partiram juntos para a Fazenda Vila Alegre, localizada na cidade de Ocauçu.
O primeiro exercício do dia foi a Marcha de 12Km com Fuzil.
Conforme explicou sargento Trovão, a atividade, que é prevista no Programa Padrão de Instrução de Preparação do Combatente Básico de Força Territorial, tem por objetivo adestrar os atiradores a realizar deslocamentos a pé e, para estarem em condições de, progressivamente, cumprirem missões de combate, além de desenvolver os atributos: espírito de corpo, camaradagem e higidez, aspectos necessários para a vida na caserna.
“Logo após a chegada dos atiradores na Fazenda Vila Alegre, todos foram organizados em pelotões por seus comandantes e passaram por revista, tendo em vista que foi orientado a todos que seria proibido o uso de celulares, alimentos extras ou qualquer outro item que não constasse na lista de itens passada pelo Chefe da Instrução”, falou sargento.
Para o desempenho da atividade, os atiradores do TG 02-014 tiveram uma pequena instrução sobre orientação com bússola e passo duplo para realizarem o Exercício de Orientação. A atividade além de testar os conhecimentos adquirido nas instruções, ainda permite que o militar mantenha seu condicionamento físico.
De acordo com o Chefe de Instrução, ainda pela manhã os atiradores dos Tiros de Guerra de Garça e Marília realizaram o Exercício de Transporte de Feridos. Para tal exercício eles foram orientados pelo primeiro sargento Trovão.
Logo após o almoço os atiradores tiveram instrução de camuflagem, que é fundamental na formação básica dos mesmos.
Em mais uma fase de treinamento, os atiradores passaram por outra etapa dos Exercícios da Operação Alvorada que foi a ‘Instrução de Nós e Amarrações’, novamente orientados pelo Chefe da Instrução do TG 02-014 juntamente com o monitor 08 Sorlando. Os atiradores aprenderam nós e amarrações como: Nó 8 simples, Balsamo pelo seio, Lais de Guia entre outros.
Finalizando a operação, os atiradores passaram pela Simulação de Combate em Pista de Progressão.
“Os exercícios na pista de progressão no terreno, montada na Fazenda Vila Alegre, consolidou a primeira etapa da instrução dos atiradores, condicionando-os para a aplicação de técnicas especiais básicas, que serão utilizadas nos próximos níveis da instrução militar, conforme o programa de instrução específico”, informou o primeiro sargento Trovão.
Segundo ele, a atividade foi realizada com o uso de simulações de combate, reproduzindo de modo controlado um ambiente de elevada pressão psicológica e cansaço físico, a fim de familiarizar os atiradores com sua capacidade de resiliência, atributo da área afetiva essencial nos cenários de emprego desta parcela da reserva do Exército Brasileiro.
Fotos do Evento
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.