Lucas Dias
20/07/2018
Garça ACIG 

Núcleo de Gestão de Pessoas de Garça discute mudanças no eSocial

Como rotineiramente acontece toda terceira quinta-feira do mês, na manhã de ontem, 19, o Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) se reuniu nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG), tendo por pauta as mudanças no eSocial.

Como rotineiramente acontece toda terceira quinta-feira do mês, na manhã de ontem, 19, o Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) se reuniu nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG), tendo por pauta as mudanças no eSocial.

Conforme explicou a coordenadora do grupo, Telma Cristina Becaleto dos Santos, o NGP é formado por profissionais de Recursos Humanos das Indústrias associadas ao CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O grupo tem por objetivo fornecer aos profissionais de RH, informações voltadas às novas práticas, subsídios para incrementar a efetividade e a eficácia da Gestão de Pessoas na estratégia do negócio.

“O grupo é formado exclusivamente por gerentes de RH de empresas, e sempre trazemos assuntos pertinentes às empresas, à realidade da empresas. Os assuntos discutidos vêm das necessidades apresentadas. Temos contatos, temos um grupo na rede social, e discutimos muitos pontos, fazemos apontamentos, e falamos sobre problemas que acontecem nas empresas na área de RH. Assim acabamos por definir o que será discutido, levantando a necessidade ou não de trazer um palestrante, trazer pessoas que podem esclarecer sobre as questões em discussão”, falou Telma explicando ainda que existe outro grupo NGP em Marília, e todas as empresas são associadas ao CIESP.

De acordo com a coordenadora, com o objetivo de qualificar os profissionais, são realizadas palestras e cursos, participação em congressos, feiras.

O encontro de ontem contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Natalli Gaiato Cruz, e a discussão foi em torno das mudanças provocadas pelo eSocial, o novo sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, com objetivo de facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores.

“No encontro de hoje (ontem) tivemos a participação da secretária de Saúde Natalli. Com a implantação do eSocial existem vários pontos que precisávamos discutir. A participação da secretária faz parte de um trabalho realizada em parceria. Já tivemos a participação de outros secretários como o José Antônio e o Pedro Scartezini. Dessa vez convidamos a Natalli, pois precisávamos falar sobre as mudanças colocadas pelo eSocial e que precisam ser postas em prática”, falou Telma.

Uma das dificuldades enfrentadas pelos gerentes de RH diz respeito aos atestados médicos emitidos e, por isso, a presença de Natalli Gaiato Cruz no encontro.

Com a implantação do eSocial se faz necessário uma mudança nos carimbos dos profissionais, acrescentando mais informações e também maior clareza nos atestados.

“São informações que precisaremos de imediato. A transmissão é online. O colaborador traz o atestado e já temos que emitir. Por isso convidamos a secretária, que além de entender os pontos citados se comprometeu a realizar as mudanças necessárias e ainda trouxe propostas para discussões futuras. Vamos precisar de mais informações como o número do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde), o CID (Código Internacional de Doenças), o NIS (Número de Identificação Social)”, explicou a coordenadora.

 


NGP já organizou agenda para os próximos encontros


Como os encontros são embasados nas necessidades trazidas pelos participantes, Telma comentou que na reunião de ontem foi possível definir a agenda para as próximas reuniões. Tudo pautado em assuntos diversos ligados ao RH.

O NGP de Garça iniciou seus trabalhos há cerca de 7 anos, vindo da necessidade de centrar os encontros em Garça, e conta atualmente com 16 empresas participantes.

“Antes todos os encontros aconteciam em Marilia, mas devido algumas dificuldades, as vezes um gerente não podia ir, ou outro problema. Diante disso falamos com o Flávio Peres que estava à frente no CIESP e apresentamos a proposta de que em Garça também fosse estruturado um NGP, e ele nos atendeu”, falou Telma.

A boa atuação do grupo fez com que, por diversas vezes, o mesmo fosse além dos assuntos voltados à empresas e ao departamento de RH.

Parcerias foram feitas e o grupo chegou a ter uma força política, participando do Conselho Municipal de Trânsito na gestão do prefeito José Alcides Faneco.

“Tivemos um trabalho em parceria muito importante e na época ajudamos a levantar números de acidentes e atuamos nas mudanças ocorridas. Foi um trabalho importante que resultou na diminuição de acidentes. Hoje estamos mais afastados, mas ainda assim temos uma preocupação com esse trabalho em parceria”, falou ela.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.