Lucas Dias
17/07/2018
Garça 

Garça recebe hoje capacitação de Gestão Orçamentária e Financeira no setor de Cultura

Hoje,17 de julho, das 9 às 16 horas, acontece na Biblioteca Pública Municipal, a primeira capacitação presencial do curso “Gestão Orçamentária e Financeira: legislação, classificações, sistema e processo”.

Hoje,17 de julho, das 9 às 16 horas, acontece na Biblioteca Pública Municipal, a primeira capacitação presencial do curso “Gestão Orçamentária e Financeira: legislação, classificações, sistema e processo”. O curso será ministrado por Valdemir Pires e tem como público alvo profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura.

Em fevereiro Garça foi uma das cidades selecionadas para receber as capacitações presenciais SISEB 2018. O SISEB é o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Uma parceria entre a Secult - Secretaria de Cultura -, Biblioteca Municipal e o SISEB.

Valdemir Pires é professor de Finanças Públicas e de Administração Financeira e Orçamentária Pública no curso de Administração Pública e líder do grupo de pesquisa sobre Controle Social do Gasto Público (GPCGP) da Unesp-Araraquara. É ex-chefe do departamento e ex-coordenador do curso de Administração Pública da Unesp-Araraquara. Foi também coordenador do curso de Economia da UNIMEP. Autor de diversos livros e artigos em periódicos científicos sobre temas de sua área de atuação, sendo também avaliador e membro de conselhos editoriais de dezenas de publicações acadêmico-científicas e membro de comitês científicos de diversos eventos nacionais.

“Venha conhecer técnicas e legislação para encontrar oportunidades para viabilizar a gestão cultural na sua cidade”, coloca a Secretaria de Cultura ao divulgar o evento.

 

Conteúdo
Introdução ao conhecimento prático do orçamento público como instrumento viabilizador das políticas públicas, de modo a facilitar a interação das áreas-fins, como Cultura, Educação e Saúde, com a área financeira.

 

Programa

Legislação e classificações orçamentárias – A Lei 4.320/64 (Lei de Finanças Públicas), a Lei Complementar 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e outras referências legais; Classificações da receita e da despesa – a “linguagem” orçamentária; Sistema orçamentário brasileiro e seus instrumentos (PPA, LDO e LOA); Processo orçamentário (ênfase na execução orçamentária e financeira).


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.