Cultura abre inscrições para o Encontro de Dança em Garça
Já estão abertas as inscrições para o Encontro de Dança do Programa de Qualificação em Artes, para artistas de dança, teatro e interessados de toda a região.
Já estão abertas as inscrições para o Encontro de Dança do Programa de Qualificação em Artes, para artistas de dança, teatro e interessados de toda a região. O evento será realizado no dia 10 de agosto, em parceria da Prefeitura de Garça, com as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. As vagas são limitadas e os interessados devem fazer a inscrição através da internet.
O Programa de Qualificação em Artes, Secretaria de Cultura de Garça e Escola Municipal de Cultura Artística “Amélio ‘Naná’ Zancopé”, convidam artistas de dança, teatro e interessados da região, a participarem de uma imersão prática de corpo e movimento, com intuito de discutir temas fundamentais ao fazer artístico. As inscrições podem ser feitas acessando https://goo.gl/tKanrs.
As oficinas foram pensadas para atender um público diverso da dança, abrangendo praticantes de teatro, com um bate-papo para gestores e interessados no desenvolvimento da arte e cultura na cidade. O evento será realizado no dia 10 de agosto, das 9h às 21h, com a curadoria de Ismael Ivo.
Os trabalhos terão início às 9h, com o workshop “Vivência em Jazz”, com Nicole Blach, voltado para um público juvenil, praticantes de dança, professores ou interessados em geral. A partir de sequências simples coreografadas, de variações com conteúdos básicos e de exercícios específicos, pretende-se propiciar um contato levemente descontraído com a técnica do Jazz. São apenas 20 vagas e a proposta é desenvolver a musicalidade e a qualidade de energia nos movimentos que caracterizam essa dança.
O workshop “Oficina de Corpo e Movimento” terá início às 14h, com Nicole Blach. São 20 vagas disponíveis para jovens/adultos, praticantes de dança, teatro, circo, interessados em práticas corporais. A oficina pretende estimular o conhecimento do corpo e o reconhecimento dos aspectos que o mobilizam em direção ao movimento dançado.
Sons, imagens, imaginação e improvisação serão aspectos propulsores desta oficina, que tem o intuito de investigar e criar dança compreendendo características e elementos constituintes, além de possibilitar um contato consciente com o corpo em sua materialidade-subjetividade.
O workshop prático “Dança Clássica”, terá início também às 14h, com Andrea Thomioka. São 20 vagas para bailarinos de nível intermediário/avançado e 10 vagas para ouvintes, professores e profissionais da dança interessados. Este workshop é destinado à prática do ballet, através do “upgrade.BR” – método brasileiro de ensino de Dança Clássica, criado com foco na readequação da aplicação da Técnica Clássica, até então importada, para a realidade contemporânea, considerando-se contemporâneo o tempo e o espaço em que se está inserido.
Também haverá um bate-papo, às 17h, tendo o tema “Gestão de grupos e Criação de projetos”, com a equipe do Qualificação em Artes, para gestores públicos ou da Cultura, produtores, artistas, estudantes de dança, teatro e interessados em geral. A conversa será voltada para formatação de projetos e gestão de grupos, compartilhando informações básicas destes assuntos, voltando a atenção para o programa através dos exemplos.
O encerramento do Encontro de Dança contará com duas apresentações que terão entrada gratuita, no Teatro Municipal “Miguel Mônico”. O Grupo Harmonia de Limeira apresentará o espetáculo “Di Faces”, livremente inspirado na vida do pintor brasileiro Di Cavalcanti (1897-1976) e na sua obra “Mulheres Facetadas” (1968), que retrata os contrastes da identidade brasileira, com o uso de cores e traços fortes. A direção é de Gláucia Bilatto, com concepção e criação do Grupo Harmonia, tendo Paula Salles como artista-orientadora e classificação Livre.
A outra apresentação será da Companhia Estável de Dança de Bauru, com o espetáculo “Vejo cores e gestos”. A coreografia de Arilton Assunção foi criada especialmente para a Companhia, com duração de 30 minutos. Esta coreografia é inspirada nas cores quentes e frias. A trilha sonora é formada por compositores brasileiros. Com direção de Sivaldo Camargo, o espetáculo tem classificação Livre e duração de 30 minutos.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.