Lucas Dias
19/06/2018
Garça 

Santa Casa de Garça: atendimento de ortopedia evolui e ganha elogios


Tempo de espera tem diminuído e população elogia eficiência. Rapidez para cirurgias também ganha aplausos

Evoluir no quesito “qualidade no atendimento” e, porque não dizer, também, na eficiência e rapidez? Segundo a interventora e enfermeira responsável pelo setor assistencial da Santa Casa de Garça, Renata Ribeiro Branco, este tem sido o objetivo desde que passou a gerenciar, também, essa parte, na instituição. E um dos segmentos que nos últimos meses vêm colhendo os bons frutos dessa gestão é o de Ortopedia, que vem recebendo elogios.

Segundo a enfermeira, alguns aspectos vêm cooperando para que essa qualidade aqui citada seja percebida. Uma delas é a nova ala em que estão instaladas as salas de atendimento de ortopedia-traumatologia e de espera – ao lado do setor de Imagem (Raio X, etc.), o que facilita bastante quanto ao fator deslocamento para o paciente, se esse serviço é requisitado.

Sobre a logística geral do atendimento de ortopedia, Renata Branco explicou: “Nós temos uma equipe da Unitrauma, que trabalha com quatro profissionais. O que ficou acertado em relação a esse pessoal: a equipe estaria atendendo quatro dias na semana em Garça para atendimento de trauma e ambulatório. Para o ambulatório ainda conta-se com o ortopedista Marco Antônio Guerreiro, que atende em nível ambulatorial, ou seja, dores nas pernas, nas costas, ou um problema já instalado que não seja trauma (vítima de algum acidente, por exemplo). Essa pessoa com caso ambulatorial é agendada pela UBS (Unidade Básica de Saúde), sendo encaminhada para o Centro de Especialidades “Dr. Eustachio Scalzo” (popular ‘Portão’)”.


INTERVENÇÃO – A enfermeira diz que, especialmente depois da Prefeitura assumir o hospital, por meio do Decreto de Intervenção, o que se pretendeu foi exatamente isso – mais agilidade e qualidade aos pacientes. “Estamos tentando oferecer o melhor de nós e percebemos isso no atendimento dos nossos funcionários. A população que é atendida pelo SUS, teve um ganho muito grande, porque com o trabalho realizado a partir do Decreto de Intervenção, conseguimos resgatar algumas coisas que estavam paradas, com ótimos reflexos. A ortopedia é um exemplo, pois temos até um número bem expressivo de cirurgias que são feitas no Município pela nossa equipe”.

Informações que chegam ao hospital dão conta da satisfação geral daquele que têm utilizado o serviço. Ou seja, o setor de ortopedia tem conseguido oferecer um atendimento relativamente rápido, na comparação com outros municípios.

“Se for o caso de um paciente de uma cirurgia de grande porte, que possa depender de UTI ou da capacidade de um hospital de alta complexidade, nós o internamos e inserimos seu caso no Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), para que ele receba sua vaga. Se é paciente que sabemos que não tem como esperar ser internado, deixamos na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), colocamos no CROSS e aguardamos a vaga sair pela UPA. Sobre o atendimento em Garça, eu acredito que ele ficou de mais fácil acesso à população”, acrescentou Renata Branco.

Ela detalhou que o paciente que dá entrada na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), recebe a primeira atenção. E sendo um caso que requer o acompanhamento de um ortopedista, é feito contato com esse profissional que se encontra à distância, que passará as devidas orientações sobre o que deve ser realizado. Há uma escala desse plantão à distância. Pode haver caso de internação para intervenção cirúrgica.

“Se for um paciente que está estável, que pode aguardar para o dia seguinte ou até uma semana depois, ele é agendado para passar pelo setor de Ortopedia -Traumatologia da Santa Casa de Garça, quando é feito todo o acompanhamento, até que este receba a alta deste setor do hospital. Assim, durante quatro dias da semana temos ortopedistas que atendem o Município, e em finais de semana (sexta, sábado e domingo e feriado) eles ficam à distância”, explicou a enfermeira, que também responde pela UPA.  


INTERNAÇÃO – Para o paciente que precisa de cirurgia e que está passando pelo ambulatório de trauma e o médico diz que irá operar, é elaborado o documento para encaminhar essa pessoa para internação, sendo feito o acompanhamento, os exames necessários de pré-cirúrgicos e, se necessário, é solicitado o material para a cirurgia a uma empresa (placas, parafusos, pinos...), realizando-se assim o pedido (em geral, o material chega, no máximo, em 24 horas, mas na maioria das vezes, em menos de 24 horas o material já é disponibilizado pela empresa ofertante).

Renata Branco vai mais além ao citar outros setores, caso o de Maternidade como outro exemplo entre os que recebem constantes elogios. Em sua opinião, “isso é o reflexo do trabalho sério, responsável e humanizado que está sendo oferecido”.

Mas há outro lado que não é bom. A interventora expressou que, infelizmente, “tem muita gente que parece gostar de notícias ruins ou repercute informações, por vezes imprecisas, sem conhecer a realidade e isso não é bom para ninguém, muito menos para a imagem da Santa Casa”.

Esta situação, segundo o assessor de Comunicação da entidade, Paulo Francisco Scutari, faz com que se tenha de gastar tempo explicando ou defendendo a Santa Casa de coisas que não procedem ou que não é exatamente aquilo que está sendo passado de pessoa para pessoa ou até mesmo em redes sociais na Internet.

Há um convite para que todos os que desejam conhecer o trabalho da Santa Casa de Garça, mantenham contato pessoal, por telefone ou até mesmo por meio do canal de comunicação do site da instituição (www.hsl.med.nr) clicando, na página inicial, em Contato. Este site, segundo informou o assessor, começa a passar por uma atualização e melhorias para oferecer informações cada vez mais precisas, detalhadas e atuais. “Já está bom, mas queremos melhorar mais ainda”, disse ele.


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