Fábio Dias
13/06/2018
Garça 

Corpo de Bombeiros de Garça participa da Campanha “Bombeiro Sangue Bom”

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, como forma de colaborar e amenizar a crítica situação dos hemocentros, antecipou a "Campanha Bombeiro Sangue Bom", que tradicionalmente ocorre durante o mês de julho e, neste ano será levada a efeito durante o mês de junho.

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, como forma de colaborar e amenizar a crítica situação dos hemocentros, antecipou a "Campanha Bombeiro Sangue Bom", que tradicionalmente ocorre durante o mês de julho e, neste ano será levada a efeito durante o mês de junho.

“Para tanto nós solicitamos a toda população para que se juntem, se empenhem e estimulem as forças vivas da sociedade a participar deste ato de amor”, disse o comandante da Base do Corpo de Bombeiros em Garça, subtenente Júlio César Teixeira.

De acordo com o informado, o Corpo de Bombeiros iniciou no dia 01 de junho, a Campanha “Bombeiro Sangue Bom”, onde os bombeiros paulistas se engajam para realizar o maior número possível de doações de sangue no período da Campanha que vai até o dia 01 de julho.

“Todos os anos acontece a campanha Bombeiro Sangue Bom, que tem o objetivo de incentivar a população a doar sangue quando as doações caem”, coloca o subtenente.

A campanha acontece em todo mês de julho, visando incentivar a população a doar sangue em uma época em que as doações naturalmente caem devido ao período de férias. O evento é temperado por uma competição interna que motiva todas as unidades do Corpo de Bombeiros a realizar as doações, que neste ano podem ser feitas até o dia 01 de julho. A Unidade vencedora receberá o troféu “Bombeiro Sangue Bom”.

 

 

Quem pode doar

 

- Para doar basta estar em boas condições de saúde, apresentar-se alimentado, acima de 16 anos (acompanhado de responsável) e menor de 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

- Os médicos recomendam evitar alimentos gordurosos, quatro horas antes de doar e não ingerir bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes da doação.

- Quem estiver gripado deve esperar por uma semana.

- Grávidas, só podem doar sangue seis meses depois do parto e não podem estar amamentando.

- Pessoas que fizeram tatuagem, somente após 01 ano.

 

 

Não podem doar

 

Não podem participar da doação, pessoas que tiveram hepatites B, C e D após os onze anos de idade, Doença de Chagas, malária e que usem drogas injetáveis. Cada doação leva aproximadamente dez minutos e permite salvar até três vidas.

 

 

Recomendação para o dia da doação:

 

Nunca vá doar sangue em jejum. Repouso mínimo de 06 horas na noite anterior. Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação. Evitar alimentos gordurosos.

 

Quem não pode doar?

 

Quem teve diagnostico de hepatite após 11 anos de idade. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e Doença de Chagas. Usuários de Drogas Aqueles que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses.

 

Respeitar os intervalos para doação

» Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).

» Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.

* A Pró-Sangue se preocupa com a segurança das crianças. Se alguma delas vier com você no dia da doação, traga um outro adulto para acompanhá-la.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.