Lucas Dias
18/05/2018
Variedades 

Rede Lucy Montoro celebra dez anos com lançamento de tecnologia inédita

Novidade 100% nacional, equipamento possibilita movimentos até então não alcançados por nenhum aparelho no planeta

Nesta quinta-feira (17), dia em que comemora dez anos de funcionamento, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro promoveu o lançamento de um equipamento de robótica que possibilita movimentos tridimensionais dos membros superiores até então não alcançados por nenhuma tecnologia do mundo.

Novidade 100% nacional, o Vivax foi idealizado pelo engenheiro brasileiro Antônio Makiyama, com financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O aparelho passa por testes clínicos na Rede Lucy Montoro, pioneira em uso de robôs na reabilitação e que promove a aplicação clínica nos pacientes, por meio da experiência em robótica já adquirida em outros equipamentos.

Vale destacar que uma pesquisadora clínica da entidade oferece suporte ao engenheiro idealizador para adaptar o robô às necessidades dos pacientes até se chegar ao modelo ideal. A tecnologia permite uma amplitude do movimento do braço até então não alcançada em nenhuma tecnologia existente no mundo, pois permite movimentos tridimensionais mais realistas e próximos às atividades cotidianas dos pacientes.

O Vivax tem a vantagem de ser portátil e pesar 15 kg, o que torna o aparelho cerca de sete vezes mais leve do que os disponíveis no mercado. O robô também apresenta um custo significativamente inferior a um equipamento similar para aquisição e permite maior feedback auditivo e visual, ao disponibilizar jogos mais atrativos.

O equipamento é voltado para vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), pessoas com paralisia cerebral, lesão encefálica, lesão medular, traumatismo craniano e doenças degenerativas.


Oficina

Criada em 2008, a Rede Lucy Montoro conta com 17 unidades em funcionamento em todo o Estado, que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês, além de três unidades futuras.

A cerimônia de lançamento também contou com a presença da banda de pacientes da unidade Lapa da Rede Lucy Montoro. Os integrantes participam da oficina terapêutica de música que incentiva pacientes com restrições motoras e intelectuais a tocar instrumentos.

Ministradas pelo professor de música Carlos Henrique Peixoto, as aulas têm o objetivo de auxiliar na descoberta de novas habilidades, por meio do contato com a música. Durante as atividades, o docente analisa cada participante e estuda adaptações para que o aluno possa tocar o que tiver afinidade e melhorar o desempenho das funções.

As adequações vão de um apoio no pé até inverter as cordas de um violão para que o músico consiga realizar a performance com a outra mão. Para isso, a oficina conta com apoio da equipe multidisciplinar.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro oferece serviços às pessoas com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes. O atendimento ocorre por meio de um time de vários profissionais (médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados em reabilitação).

Em 2014, a entidade se tornou a primeira instituição brasileira a conquistar a acreditação da Commission on Accredition of Rehabilitation Facilities, organização internacional renomada em reabilitação e reconhecida mundialmente pelos níveis altos de exigência de qualidade.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.