Lucas Dias
18/05/2018
Garça 

Garça passa a contar com fortes aliados no combate ao mosquito Aedes aegypti

Eliminar os criadouros para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus, agora é missão para 532 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Garça.

Eliminar os criadouros para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus, agora é missão para 532 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Garça. Eles estão sendo treinados para se transformar em Agentes Mirins de Combate ao Aedes Aegypti de Garça. 

Segundo divulgado pela assessoria de comunicação, esse novo programa surgiu através de uma ação integrada da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, setor de Vigilância Sanitária e da Secretaria de Educação, com o objetivo de formar agentes multiplicadores de informação para o controle do Aedes aegypti e para dar continuidade as ações de educação e conscientização de combate ao mosquito, principalmente em sua fase inicial, quando as medidas de controle são mais eficazes.

O programa foi dividido em quatro fases. Na última semana de abril, os futuros Agentes Mirins receberam orientação teórica por meio de palestras ministradas pelos Agentes de Saúde. Na semana seguinte todos saíram a campo nas proximidades da escola para eliminar os criadouros do mosquito.

Agora é a fase de conhecer o mosquito para poder combate-lo. As crianças visitam a Secretaria de Educação onde está montado um ambiente apropriado para a proliferação do mosquito, além de um ter acesso a um laboratório para conhecer as fases de vida do Aedes aegypti.  

“Na penúltima fase, os alunos irão desenvolver trabalhos contendo todas as informações e vivências adquiridas durante o programa. Esses trabalhos serão julgados e escolhidos para serem utilizados posteriormente em novas campanhas na área de saúde”, divulga a assessoria.

Conforme informado pela assessoria, ao final do programa, previsto para o dia 20 de junho, os novos Agentes Mirins estarão aptos para receberem o diploma. 

“A ideia principal do programa é trabalhar a prevenção. As crianças vão ajudar os agentes de saúde na orientação da população. Os alunos vão levar o aprendizado adquirido nessas semanas aos seus pais, familiares, vizinhos e conhecidos”, relata a divulgação.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.