Lucas Dias
21/05/2018
Garça 

Feirantes já trabalharam em novo local após a interdição do galpão da Feira livre

O local foi interditado nesta segunda-feira, após laudo técnico que aponta riscos aos usuários

A feira dos produtores de quarta-feira e de domingo já foi realizada em novo local, a Rua Armando Sales de Oliveira (a mesma do galpão da feira-livre), no quarteirão seguinte à Rua Santos Dumont. Na quarta-feira dois quarteirões foram ocupados pelos 44 feirantes que comercializam seus produtos nas tardes de quarta-feira.

Os feirantes foram cadastrados e a ocupação das vagas foi designada por meio de consenso entre todos os envolvidos. O mesmo procedimento será feito com os feirantes da feira livre de domingo de manhã até que o galpão seja reformado.  

A interdição do local foi necessária após a apresentação de um laudo feito por engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e da Secretaria Municipal de Planejamento, que apontou riscos de desabamento do local.

Segundo o documento existem vários pontos de corrosão na estrutura que comprometem a estabilidade do local. A base dos pilares está corroída devido à inexistência de manutenção e ao acúmulo de fezes de pombos. Existem pilares que já perderam a função de apoio.  

Com relação à cobertura, ainda segundo o laudo, devido aos vazamentos e infiltrações de água ao longo dos anos, calhas entupidas, furos nas telhas, fezes de pombos e a inexistência de manutenção nas estruturas metálicas, constatou-se o perigo de queda dessa cobertura, sendo necessários reparos urgentes, além de pintura e tratamento para a sua conservação.

Pelos mesmos motivos, os banzos inferiores das tesouras também estão comprometidos e os pontos de apoio das treliças estão corroídos, necessitando sua substituição.

O projeto de reforma está pronto e foi desenvolvido pela própria Secretaria de Planejamento de Garça. A requisição já foi encaminhada para dar início ao processo de licitação.

Os feirantes entenderam os motivos da interdição e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) pede a compreensão de toda a população, pois não haveria outra medida a ser tomada após o laudo dos técnicos da Prefeitura, apontando riscos à população e aos feirantes.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.