Lucas Dias
22/05/2018
Garça 

Ambulatório Antitabagismo iniciou grupo 115 de combate ao vício

Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou comparecer diretamente ao ambulatório antitabagismo

Nesta segunda-feira, 21, o trabalho do Ambulatório Antitabagismo iniciou um novo grupo de combate ao vício do tabaco. Ao longo dos trabalhos, foi o grupo de número 115. Os encontros acontecem na Unidade de Saúde Dr. Palermo na Rua Minas Gerais, 850.

De acordo com o psicólogo Paulino da Silva Oliveira Júnior, que também atua no grupo multidisciplinar, os grupos desenvolvem atividades específicas no combate ao uso do tabaco e o objetivo principal é reduzir o número de fumantes, através de um processo de conscientização.

“É um trabalho diário, constante que vai além dos encontros. Não se deixa de fumar apenas com aquilo que discutimos e fazemos nos grupos. É o dia todo de um trabalho e força de vontade intensos que nem sempre dão os resultados positivos. Temos casos de recaída sim, mas o índice de abandono chega a 70%”, falou Paulino salientando os resultados obtidos e os caminhos pelos quais a pessoa passa ao tentar deixar o vício.

Aqueles que tiverem interesse em deixar o vício podem procurar a unidade de saúde de referência ou ir direto à USF Palermo, local onde funciona o ambulatório antitabagismo na cidade. Na unidade de saúde a pessoa vai preencher a ficha clínica, fará um teste específico e terá o encaminhamento para o ambulatório, para a integração nos grupos de combate. Se no entanto optar por ir direto ao ambulatório, também será feito um trabalho com essa pessoa procedendo todos os encaminhamentos necessários.
Paulino explicou que a equipe orienta quanto aos malefícios causados pelo cigarro, promovendo melhor qualidade de vida e consequentemente a diminuição de doenças e mortes relacionadas ao tabaco.

Entre os tratamentos realizados no ambulatório em Garça, estão os que utilizam medicamentos, como a reposição de nicotina (em adesivos ou gomas de mascar) associada ou não aos antidepressivos. Durante as quatro sessões com o psicólogo, o programa trabalha os seguintes temas: 1º encontro, “Entender porque se fuma e como isso afeta a saúde”; 2º encontro, “Os primeiros dias sem fumar”; 3º encontro, “Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar”; 4º encontro, “Benefícios obtidos após parar de fumar”.

Os interessados podem se inscrever através das unidades de Saúde de origem, bem como procurar diretamente o Ambulatório de Tabagismo. O único requisito para participar é o desejo de deixar de fumar. Os participantes do grupo passam por um processo que envolve inclusive a utilização de medicamentos.

Quem não foi no primeiro encontro do grupo 115, iniciado ontem, poderá fazê-lo na próxima segunda-feira, às 18h30.  

Na Unidade de Saúde o interessado preencherá a ficha clínica, fará um teste específico e terá o encaminhamento para o ambulatório, para a integração nos grupos de combate. No entanto, se optar por ir direto ao ambulatório, também será feito um trabalho com essa pessoa procedendo todos os encaminhamentos necessários.

Os grupos estão desenvolvendo atividades específicas no combate ao uso do tabaco. O programa tem como objetivo reduzir o número de fumantes, conscientizando a população quanto aos malefícios causados pelo cigarro, promovendo melhor qualidade de vida e, consequentemente, a diminuição de doenças e mortes relacionadas ao tabaco.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.