Lucas Dias
19/04/2018
Garça 

Mais de 90% dos comerciantes conhecem o trabalho da ACIG

Se a opinião do consumidor faz a diferença para que se proponham mudanças favoráveis ao comércio local, o comerciante também é peça chave em todo o processo. Entre um e outro está, em Garça, a Associação Comercial e Industrial de Garça que tem, entre seus objetivos promover boa relação entre comerciantes e clientes, além de incentivar o consumo consciente, o cumprimento das normas que regulamentam as transações de negócios.

Se a opinião do consumidor faz a diferença para que se proponham mudanças favoráveis ao comércio local, o comerciante também é peça chave em todo o processo. Entre um e outro está, em Garça, a Associação Comercial e Industrial de Garça que tem, entre seus objetivos promover boa relação entre comerciantes e clientes, além de incentivar o consumo consciente, o cumprimento das normas que regulamentam as transações de negócios.

A pesquisa realizada pela Acig em parceria com a Fatec Garça e com o banco Sicoob Paulista, entrevistou 200 comerciantes e, refletindo a importância de todo trabalho realizado, 92,5% sabem o que é a associação e 72% conhece algum tipo de serviço prestado pela Acig.

“Os números são bons e refletem um trabalho que estamos realizando ao longo desses 74 anos. Cada presidente, cada equipe que por aqui passou deixou sua contribuição. Percebemos que temos credibilidade e que nosso trabalho é reconhecido, mas precisamos de mais. Neste momento precisamos alavancar ainda mais o nosso comércio, que já é uma referência na região e gostaríamos que mais comerciantes integrassem nosso quadro de associados”, disse o presidente João Galhardo.

A pesquisa mostra que 54,5% dos entrevistados ainda não se associaram a Acig e 40% não conhece o presidente e os diretores da associação. Setenta e três por cento conhecem o Siccob Paulista, mas 71% dos entrevistados não é cooperado, embora 56% conheça o corporativismo.

“O número de comerciantes que não conhecem o corporativismo é significativo e mostra que precisamos fazer uma divulgação melhor nesse ponto, falando sobre o significado e sobre os benefícios do mesmo. Também precisamos reconquistar ex-associados que, por motivos diversos, deixaram a associação”, falou Galhardo.

De acordo com o presidente, a partir da pesquisa a Acig vai definir planos de ações visando atender as expectativas apontadas pelos entrevistados como maior divulgação de campanhas e visitas de representantes.

“Queremos atender essas demandas, ver onde estamos errando para melhorar ainda mais o relacionamento. Se queremos atender essas demandas, temos também por objetivo alcançar aqueles que ainda se mostram distantes da associação. Na pesquisa realizada mais de 60% não participa de promoções e eventos e 59% gostaria de participar da reunião da diretoria. São pontos que temos que discutir. Outro ponto que chamou a atenção é que de todos os entrevistados, 69% se isentou de dar sugestões que venham melhorar o comércio. Nós precisamos dessa parceria, dessa cumplicidade”, disse Galhardo.

Foram propostas 49 sugestões à Acig, tendo destaque a melhoria na divulgação as campanhas, dos serviços prestados, dos prêmios dados em campanhas e melhor divulgação nos distritos.

 

Comerciantes buscam capacitação

 

Entre as muitas ações, a Acig é reconhecida pelo investimento no conhecimento, na capacitação, na formação de empreendedores. A associação busca, através da capacitação, da formação, fazer o diferencial.

“É um ponto que sempre buscamos atender trazendo palestras, cursos, participando em feiras e a pesquisa mostra que estamos no caminho certo, mas se faz necessário fazer mais. Foi percebido um anseio por parte dos comerciantes no tocante a cursos de capacitação voltados para eles e seus vendedores. Uma das apontações feitas mostra o desejo de cursos mais práticos a preços acessíveis. Como eu disse são pontos que devemos nos ater”, falou o presidente apontando outro levantamento da pesquisa.

De acordo com o observado os comerciantes desejam unir os cooperados e também se unir a Acig, buscando ainda que a associação fortaleça e assessore mais intensamente o comércio.

“Esse fortalecimento é a nossa meta, é o nosso objetivo. Os comerciantes sugerem que se tenham mais eventos promovidos pela Acig, além de proporem diferentes premiações, mas é importante dizer que a associação nada mais é que a união deles. Como diz o slogan, juntos somos mais. É preciso que nos juntemos e essa pesquisa pode ter dado o pontapé “, falou Galhardo salientando que, segundo os dados, 30% dos entrevistados não participam das promoções e eventos

Outro ponto abordado pelos comerciantes mostrou a insatisfação com a iluminação de Natal, que gerou muitas discussões no final de ano.

“Nesta manhã faremos a apresentação dos resultados, mas foi muito importante. Foram apontados pontos falhos, passíveis de correção e, num balanço geral, mais uma vez digo que estamos no caminho certo. Tivemos média 8,1 de nota entre os que responderam de fato a pesquisa. Já contabilizando os que foram entrevistados, 63% atribuiu nota entre 8 e 10 a associação. É uma nota que representa nosso trabalho” finalizou o presidente completando que “conversar é sempre a melhor alternativa até porque o que precisa prevalecer é a relação de parceria. O comércio existe em função do consumidor que, por sua vez, consome porque há disponibilidade no comércio”.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.